Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Metamaterial perfeito absorve toda a luz que incide sobre ele

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/06/2008

Metamaterial perfeito absorve toda a luz que incide sobre ele
Researchers have engineered a metamaterial that uses tiny geometric surface features to successfully capture the electric and magnetic properties of a microwave to the point of total absorption.
[Imagem: Boston College]

Absorvendo toda a radiação

Recentemente, cientistas conseguiram fabricar o espelho mais eficiente do mundo, capaz de refletir 99,9% da luz que incide sobre ele.

Agora eles fizeram o oposto e criaram um material artificial que absorve toda a luz que o atinge. Mesmo para os rígidos padrões da ciência, o metamaterial é um absorvedor de luz perfeito.

Antes de construir o material artificial, os pesquisadores das universidades de Boston e Duke, ambas nos Estados Unidos, desenvolveram modelos computacionais para garantir que seus ressonadores seriam capazes de absorver toda a radiação que incidisse sobre eles, lidando igualmente com campos elétricos e magnéticos.

"Três coisas podem acontecer à luz quando ela atinge o material," explica o físico Willie Padilla. "Ela pode ser refletida, como em um espelho. Ela pode ser transmitida, como em uma janela de vidro. Ou ela pode ser absorvida e transformada em calor. Este metamaterial foi construído para garantir que toda a luz não seja nem refletida e nem transmitida, mas transformada completamente em calor e absorvida. Ele mostra que nós podemos projetar um metamaterial de tal forma que ele possa absorver todos os fótons de uma determinada freqüência que caiam na sua superfície."

Absorção perfeita

Este metamaterial é o primeiro a demonstrar a absorção perfeita de luz.

Ao contrário de outros materiais de alta absorção da luz, ele foi construído unicamente com materiais metálicos, o que lhe dá grande flexibilidade para aplicações relacionadas à captura e detecção da luz, como em sensores de imagens, por exemplo.

Como os elementos individuais que compõem o metamaterial foram projetados para absorver tanto os componentes elétricos quanto magnéticos de uma onda eletromagnética, o "absorvedor perfeito" criado pelos pesquisadores funciona em uma estreita faixa de freqüência.

Bibliografia:

Artigo: Perfect Metamaterial Absorber
Autores: N. I. Landy, S. Sajuyigbe, J. J. Mock, D. R. Smith, W. J. Padilla
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 100, 207402
DOI: 10.1103/PhysRevLett.100.207402
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metamateriais
  • Fotônica
  • Holografia
  • Compósitos

Mais tópicos