Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Micro-implante libera medicamentos no organismo durante um ano

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/02/2008

Micro-implante libera medicamentos no organismo durante um ano

[Imagem: Edinburgh Research and Innovation]

Em alguns tipos de doença, como a tuberculose, deixar de tomar os medicamentos corretamente pode ter um efeito mais danoso do que a doença original. O mesmo acontece em vários tipos de infecções.

Micro-implante RFID

Esse problema pode acabar, graças a um implante desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Edinburgo, na Escócia, que libera doses diárias de medicamento durante até um ano.

O micro-implante é controlado e alimentado por tecnologia sem fio, o mesmo sistema utilizado nas etiquetas RFID. Isso significa que o implante não precisa de uma bateria para funcionar e não corre o risco de liberar doses excessivas de medicamento.

Liberação dos medicamentos

O implante é um biochip formado por inúmeros micro-reservatórios selados, no interior dos quais o medicamento fica armazenado. Quando recebe o comando pelo controle remoto externo, uma reação eletroquímica remove a minúscula cobertura de ouro de um dos reservatórios, liberando a dose correta de medicamento no organismo.

Glaucoma e câncer

Como mede apenas alguns milímetros, o dispositivo pode ser implantado em inúmeros locais do corpo, como na cavidade vítrea do olho, onde ele poderá liberar os medicamentos para controle de doenças como o glaucoma.

O micro-implante também poderá ser utilizado no tratamento do câncer, podendo liberar os remédios bem ao lado do tumor, minimizando os efeitos colaterais dos tratamento quimioterápicos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Internet das Coisas

Mais tópicos