Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Micro-ônibus sem motorista são testados na Europa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2015

Micro-ônibus sem motorista são testados na Europa
Os primeiros protótipos dos veículos foram criados pelas empresas Ligier e Robosoft.
[Imagem: Citymobil Project/Divulgação]

Transporte coletivo sem motorista

Já existem diversos experimentos de veículos de passageiros sem motorista, inclusive no Brasil, conduzidos no interior de infraestruturas dedicadas.

O objetivo de Adriano Alessandrini e seus colegas da Universidade de Roma é liberar esses veículos experimentais dos seus berços e levá-los para condições reais de tráfego.

A ideia do projeto, chamado CityMobil2, é fornecer um serviço de transporte similar ao das peruas que circulam em várias cidades do Brasil, complementando o transporte coletivo feitos pelos ônibus e trens.

"Sistemas como este poderão oferecer transporte sob demanda para áreas onde não há público suficiente para os sistemas de transporte convencionais," disse Alessandrini.

"Dá aqui que eu faço"

O projeto, com duração de quatro anos, envolve 45 parceiros da indústria, do governo e instituições de pesquisa, que estão bancando os testes em várias cidades de pequeno porte da Europa.

Os primeiros protótipos dos veículos foram criados pelas empresas Ligier e Robosoft.

"Como as cidades estão relutantes em investir nesses sistemas caros e ainda não testados, nós decidimos nós mesmos desenvolver a tecnologia, a metodologia e realizar as demonstrações," disse Alessandrini.

A equipe acredita que os micro-ônibus poderão ser mais facilmente viabilizados economicamente do que os táxis sem motorista.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Robôs
  • Veículos

Mais tópicos