Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Micro-robôs modulares irão se unir para formar qualquer objeto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/02/2008


Enxames de robôs

A idéia de construir enxames de robôs não é nova. Planejados para serem minúsculos e atuando em conjunto, esses micro-robôs "sociais" poderão ser utilizados para o monitoramento ambiental, para a inspeção de grandes construções e, mais ainda no futuro, até para fazerem cirurgias no interior do corpo humano.

São robôs assim que estão na base do conceito da argilotrônica, que pretende criar objetos tridimensionais a partir de pequenos robôs automontantes.

Formando qualquer objeto

A equipe de roboticistas da Universidade Carnegie Mellon, famosa por vencer a corrida de carros robóticos com o seu Tartan Racing, está pensando em levar este conceito realmente ao limite.

Em vez de apenas fazer com que os robôs se comuniquem e ajam como se fossem um bando de insetos sociais cooperativos, eles querem que seus robôs sejam capazes literalmente de se unir e formar estruturas complexas, de qualquer formato. Eles querem enviar uma ordem pelo computador e o enxame de micro-robôs imediatamente se juntará e começará a formar o objeto desejado.

Auto-montagem

O projeto aprofunda o conceito de auto-montagem aplicado a robôs concretos. A auto-montagem já vem sendo explorada para a fabricação de nanoestruturas moleculares, mas os roboticistas estão pensando em trabalhar em dimensões bem maiores. Cada minúsculo robô será modular e capaz de unir-se aos demais por meio de forças eletromagnéticas.

Micro-robôs modulares irão se unir para formar qualquer objetoRobôs magnéticos

Os cálculos já foram feitos em um simulador, como se pode ver no vídeo. Para testar os resultados na prática, os engenheiros já construíram uma série de robôs, ainda grandes e com formato cilíndrico, e não circular. Os testes mostraram que o princípio funciona, e os robôs unem-se magneticamente conforme o esperado.

O time de robôs magnéticos agora será utilizado para o desenvolvimento dos softwares, inegavelmente a parte mais complicada do projeto. Afinal, cada robô individualmente terá que saber o momento exato e a posição em que se colocar, para que a estrutura completa possa ser construída.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Micro e Nano Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Robôs
  • Nanomáquinas

Mais tópicos