Robótica

Microrrobôs acionados por luz na ponta do endoscópio

Microrrobôs médicos na ponta do endoscópio
Feito de borracha e cristal líquido, o microrrobô de 0,1 milímetro ondula quando é iluminado por luz verde, o que o permite mover-se por líquidos ou sobre superfícies. [Imagem: Alejandro Posada]

Propulsão por luz

Esse microrrobô nadador, feito de elastômeros de cristal líquido e acionado por luz, parece ter quase tudo o que se espera dos futurísticos robôs que se espera um dia naveguem pelo corpo humano para consertar o que estiver dando errado.

Sua primeira vantagem é a simplicidade, dispensando elementos complexos para uma motorização interna e as forças externas geralmente utilizadas nesses casos, tais como campos magnéticos.

Stefano Palagi e seus colegas do Instituto Max Planck, na Alemanha, construíram os microrrobôs inspirando-se nos ciliados, protozoários minúsculos que navegam muito bem pela água, ainda que, devido ao seu tamanho, a água seja para eles tão espessa quanto se um ser humano tentasse nadar no mel.

O ciliado-robô, medindo 0,1 milímetro, é feito de um material que combina as propriedades dos cristais líquidos e das borrachas, tornando o corpo capaz de autopropulsão acionada por luz verde, que o faz ondular-se em uma espécie de movimento peristáltico, o movimento do nosso sistema gastrointestinal que empurra os alimentos.

Minissubmarinos que naveguem pelo corpo humano para detectar e curar doenças ainda podem ser coisa de ficção científica, mas a equipe já está pensando em testar seus microrrobôs acionados por luz como assistentes na ponta de um endoscópio.

Bibliografia:

Structured light enables biomimetic swimming and versatile locomotion of photoresponsive soft microrobots
Stefano Palagi, Andrew G. Mark, Shang Yik Reigh, Kai Melde, Tian Qiu, Hao Zeng, Camilla Parmeggiani, Daniele Martella, Alberto Sanchez-Castillo, Nadia Kapernaum, Frank Giesselmann, Diederik S. Wiersma, Eric Lauga, Peer Fischer
Nature Materials
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nmat4569




Outras notícias sobre:

Mais Temas