Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Simpósio Internacional discute Modelos Humanos Digitais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/06/2011

Modelos Humanos Digitais
Juntamente com os ambientes virtuais, os modelos humanos digitais são cada vez mais utilizados na fase inicial de concepção de um produto e no planejamento de estações de trabalho.
[Imagem: INT]

Oito designers do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) estão em Lión, na França, participando do primeiro Simpósio Internacional de Modelos Humanos Digitais.

A ida do grupo da área de Desenho Industrial do INT, atuante no Laboratório de Ergonomia, tem apoio da Petrobras e da Finep (CT Petro), através do projeto Sistemas de simulação de cenários virtuais a partir de modelagem humana virtual 3D para mapeamento de riscos e incremento da Confiabilidade Humana no Cenpes/Petrobras.

Scanners tridimensionais a laser

Trabalhos desenvolvidos ao longo desse projeto, em execução desde 2008, serão apresentados no evento, revelando dados obtidos a partir da tecnologia de ponta, que utiliza scanners tridimensionais a laser, permitindo a construção de modelos humanos virtuais 3D, representativos da população ocupada nas plantas piloto do Centro de Pesquisa da Petrobras.

Os modelos humanos digitais são essenciais para o correto desenvolvimento de projetos de produtos, postos e ambientes de trabalho com os quais pessoas interagem cotidianamente no trabalho, além de permitirem mapear riscos, otimizar a produtividade e assegurar a segurança desses trabalhadores.

Juntamente com os ambientes virtuais, os modelos humanos digitais são cada vez mais utilizados na fase inicial de concepção de um produto e no planejamento de estações de trabalho.

Os modelos devem se comportar como um verdadeiro ser humano, não só em termos de antropometria e biomecânica, mas também em termos de movimento, o desconforto, atenção, percepção e acidentes de trabalho.

Lacunas

O simpósio é a primeira oportunidade para a troca de informações mundiais entre pesquisadores, editores de software e usuários finais dessa nova tecnologia.

O Simpósio Internacional conta com a participação do Comitê Técnico de Simulação Humana e Ambientes Virtuais, da Associação Internacional de Ergonomia (IEA) e tem entre seus destaques a mesa redonda para a discussão das lacunas na relação entre os pesquisadores de Modelagem Humana Digital e usuários finais.

Um subcomitê técnico será constituído para elaboração de normas técnicas para Modelagem Humana Digital e Reunião preparatória do Seminário de Modelagem Humana Digital e Simulação de Ambientes de Trabalho.

Experiência do INT

O laboratório de Ergonomia do INT, através das tecnologistas Maria Cristina Zamberlan e Flávia Pastura, representa a América Latina no WEAR, World Engineering Anthropometry Resource. A entidade agrega países como EUA, África do Sul, Japão, Holanda, França e Coreia do Sul e atua na padronização de métodos de pesquisa e na criação de uma base mundial de dados antropométricos, e também atua no comitê da IEA sobre o tema.

Durante o simpósio, o INT realiza apresentação e pôster sobre o tema Simuladores de interação social: games sérios para o design de sistemas sócio-técnicos complexos, em parceria com o Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio e com o Instituto de Pesquisas em Informática de Tolouse da Université Paul Sabatier, na França.

A participação do Brasil nesses fóruns de discussão tem sido crescente. O segundo 18º Simpósio Internacional de Ergonomia, evento principal da IEA, ocorrerá em Recife, de 14 a 16 de fevereiro de 2012. Antes disso, no dia 9 de fevereiro, um grupo de dirigentes da Associação Internacional de Ergonomia visitará a área de Desenho Industrial do INT.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Raios Laser
  • Biomecatrônica
  • Imagens 3-D

Mais tópicos