Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Módulo flexível costura eletrônica em tecidos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/07/2015

Módulo flexível costura eletrônica em tecidos
O sistema inclui um módulo para enviar os sinais por ondas de rádio para um celular ou computador e, daí, para o médico.
[Imagem: InvDes/Divulgação]

Tecidos eletrônicos

O pesquisador mexicano Paulino Vacas Jacques afirma ter criado uma "placa-mãe" para incorporar a eletrônica em tecidos.

A longo prazo, espera-se que essa tecnologia possa levar a roupas inteligentes e até computadores de vestir, mas Jacques está mais interessado em construir sensores médicos de baixo custo.

Em uma de suas aplicações, ele incorporou em um lençol de cama a capacidade para monitorar os ciclos de sono do usuário.

O sistema inclui um módulo para enviar os sinais por ondas de rádio para um celular ou computador e, daí, para o médico.

"A placa-mãe é a base para formar diferentes tipos de produtos, criando diversos tipos de tecidos inteligentes, o que permitirá criar uma série de produtos," disse Jacques.

Essa placa-mãe vem na forma de um pequeno cartão flexível, que pode ser incorporado aos tecidos. A abordagem é diferente dos "tecidos realmente eletrônicos", nos quais tudo é embutido na própria trama do tecido.

Incubadora

Além da área de saúde, o pesquisador afirma já ter em mente aplicações na área esportiva e em estabelecimentos comerciais.

Depois de ter desenvolvido suas ideias no MIT, nos Estados Unidos, o pesquisador está agora recebendo apoio de uma incubadora no México para colocar suas ideias no mercado.

"As empresas interessadas irão adquirir um pacote de base tecnológica para o desenvolvimento de uma série de produtos. Por exemplo, se uma empresa está interessada no sistema, ele pode ser configurado especificamente para a área onde ela pretende usá-lo," acrescentou.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Sensores
  • Tecidos
  • Eletrônica Orgânica

Mais tópicos