Plantão

Molécula orgânica complexa encontrada no espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/10/2014

Molécula orgânica complexa encontrada no espaço
A descoberta reforça a possibilidade da presença de aminoácidos no espaço, para os quais esta estrutura ramificada é uma característica essencial.
[Imagem: MPIfR/A. Weib/University of Cologne/M. Koerber]

Molécula orgânica no espaço

Há um grande número de moléculas orgânicas no espaço, várias delas já identificadas por análises de seus espectros de emissão.

Uma delas, chamada cianeto isopropílico (i-C3H7CN), acaba de ser identificada em uma nuvem de gás gigante, chamado Sagitário B2, uma região de formação estelar intensa perto do centro da nossa Via Láctea.

A estrutura ramificada de átomos de carbono na molécula de cianeto isopropílico é diferente de quaisquer outras moléculas que tenham sido detectadas até agora no espaço interestelar.

Embora vários tipos de moléculas tenham sido detectados no espaço, esse tipo de molécula orgânica - com uma estrutura de carbono e rica em hidrogênio - é mais estreitamente relacionada com as moléculas necessárias para a vida na Terra.

E ela foi identificada em grande abundância nas nuvens de gás onde novas estrelas estão sendo formadas, o que abre a possibilidade de que planetas nessas regiões sejam "semeadas" com esse tipo de molécula desde os seus primórdios.

Segundo os astrônomos, esta descoberta abre uma nova fronteira na química de regiões de formação estelar, e reforça a possibilidade da presença de aminoácidos no espaço, para os quais esta estrutura ramificada é uma característica essencial.

Artigo: Detection of a branched alkyl molecule in the interstellar medium: iso-propyl cyanide