Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Monopolo magnético é observado a temperatura ambiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/04/2010

Monopolo magnético é observado a temperatura ambiente
A nanoestrutura artificial, chamada gelo de spin, foi fabricada em uma película de cobalto de 20 nanômetros de espessura, depositada sobre um substrato de silício.
[Imagem: Sam Ladak]

Gelo de spin

Pesquisadores ingleses criaram uma estrutura que funciona como um polo magnético individual, um sul separado do norte, em condições ambientes de temperatura.

Os monopolos magnéticos foram observados pela primeira vez em 2009, em um material conhecido como gelo de spin, a uma temperatura de -270 graus Celsius.

A estrutura agora criada, também uma nanoestrutura artificial do tipo gelo de spin, contém monopolos magnéticos a temperatura ambiente.

Monopolo magnético

Todos os ímãs têm dois polos magnéticos, um polo norte e um polo sul. Polos semelhantes se repelem e polos opostos se atraem.

A característica básica de um ímã, contudo, é que, tão logo ele seja cortado ao meio, cada metade passa a exibir os seus próprios polos sul e norte.

Por décadas, os cientistas discutiram se seria possível isolar um monopolo magnético, isolando um sul de um norte.

Will Branford e Sam Ladak, que coordenaram o novo experimento, afirmam que seu estudo os deixa a um passo exatamente disso, de isolar o monopolo magnético. Mas eles já foram capazes de comprovar sua existência em circulação no seu nanomaterial.

Magnetricidade

Os cientistas do Imperial College London fizeram com que magnetos de dimensões sub-microscópicas se comportassem como monopolos magnéticos ao longo de uma estrutura em formato de colmeia.

O fato de a observação ter sido feita a temperatura ambiente dá novo entusiasmo a esse campo. A possibilidade de isolamento do monopolo magnético também abre grandes perspectivas de aplicações tecnológicas.

A expectativa é ainda maior com o advento da magnetricidade, um fenômeno pelo qual uma carga magnética pode se comportar e interagir exatamente como uma carga elétrica, algo que também só foi demonstrado há poucos meses. A magnetricidade é o equivalente magnético da eletricidade.

Bibliografia:

Artigo: Direct observation of magnetic monopole defects in an artificial spin-ice system
Autores: S. Ladak, D. E. Read, G. K. Perkins, L. F. Cohen, W. R. Branford
Revista: Nature Physics
Data: 11 April 2010
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nphys1628
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Magnetismo
  • Spintrônica
  • Fotônica
  • Semicondutores

Mais tópicos