Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Motor elétrico nanocristalino acelera motoneta elétrica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/07/2009

Motor elétrico nanocristalino acelera motoneta elétrica

[Imagem: KLD Energy]

A empresa emergente KLD Energy Technologies apresentou o seu prometido motor elétrico para acionamento de veículos, fabricado a partir de um compósito nanocristalino inovador.

Motor de alta frequência

Batizado de neue, o motor elétrico opera em altíssima frequência, chegando aos 2.500 Hertz, contra uma média de 250 Hz para os motores de mesmo tipo atualmente disponíveis, graças à maior eficiência do compósito nanocristalino na condução elétrica.

Segundo a empresa, o nanocompósito chega a conduzir eletricidade com uma eficiência 10 vezes superior à dos motores que usam núcleos de ferro, eliminando a necessidade de sistemas de refrigeração e permitindo a construção de um motor com respostas mais rápidas, algo essencial para os motores dos veículos elétricos.

Motoneta elétrica

Com uma baixíssima relação frequência/rotação, o motor dispensa o uso de transmissão, simplificando o projeto de veículos pequenos, principalmente motos. A própria KLD está lançando uma motoneta equipada com seu motor para disseminar seu uso e demonstrar a tecnologia.

A motoneta equipada com o neue supera os 80 k/h de velocidade máxima, quase o dobro das motonetas elétricas disponíveis no mercado. A combinação de baixa rotação e alta frequência não comprometeu o tradicional torque dos motores elétricos - o neue é capaz de levar a motoneta de 0 até sua velocidade final em menos de 10 segundos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Motores
  • Veículos
  • Compósitos

Mais tópicos