Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Motocicletas com seis faróis poderão salvar vida dos motociclistas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/11/2022

Motos com seis faróis aumentam segurança dos motociclistas
Disposição das luzes de acendimento contínuo para melhorar segurança dos motociclistas.
[Imagem: www.inovacaotecnologica.com.br]

Iluminação ideal para motos

Os pilotos de motocicleta têm 27 vezes mais chances de morrer em um acidente do que os motoristas de carros de passageiros. Andar de moto à noite é especialmente perigoso, sendo responsável por quase metade de todos os acidentes fatais, mesmo com muito menos motociclistas trafegando.

Para tentar diminuir esses riscos, Bradley Weaver e Patricia DeLucia, da Universidade Rice, nos EUA, projetaram um novo sistema de faróis e lanternas para ajudar a melhorar a capacidade de outros motoristas de ver as motos no trânsito.

A proposta é substituir o farol único por um sistema de seis luzes na parte frontal da moto, criteriosamente distribuídas de cima para baixo.

"Como as motocicletas são menores do que muitos outros veículos, é mais difícil para outros motoristas julgarem com precisão seu movimento na estrada," disse Weaver. "Isso é particularmente difícil à noite quando uma motocicleta tem apenas um único farol, porque outros motoristas não podem ver a altura ou largura total da motocicleta."

O estudo revelou que uma iluminação melhorada pode fazer com que outros motoristas consigam ver as motocicletas até 0,8 segundo mais cedo.

"Pouco menos de um segundo pode não parecer muito, mas reduzir o tempo de resposta de um motorista a uma possível colisão pode fazer a diferença entre a vida e a morte," disse DeLucia.

Motos com seis faróis aumentam segurança dos motociclistas
O sistema de farol único perdeu para todas as modificações propostas, enquanto o sistema de seis luzes foi o melhor.
[Imagem: Weaver/DeLucia - 10.1016/j.trf.2022.08.017]

Mais luzes, maior visibilidade

Para chegar a essas conclusões, os dois pesquisadores recrutaram 35 pessoas entre 19 e 70 anos para participar de uma simulação de condução em laboratório.

Os pesquisadores mediram a rapidez com que os voluntários viam motocicletas com várias configurações de iluminação aprimoradas, que iluminavam toda a altura e largura da moto.

Todas as configurações propostas pelos dois pesquisadores melhoraram os tempos de resposta - em comparação com um único farol -, mas os participantes reagiram mais rapidamente à configuração de seis luzes.

Bibliografia:

Artigo: Effect of motorcycle lighting configurations on drivers perceptions of closing during nighttime driving
Autores: Bradley W. Weaver, Patricia R. DeLucia
Revista: Transportation Research Part F Traffic Psychology and Behaviour
Vol.: 90, Pages 333-346
DOI: 10.1016/j.trf.2022.08.017
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Iluminação

Mais tópicos