Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Música para o Twitter coloca até 5 minutos de som em 140 caracteres

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/11/2009

Música para o Twitter coloca até 5 minutos de som em 140 caracteres
Não se trata de passar endereços de bandas ou arquivos MP3 pelo Twitter, mas de fazer composições reais dentro dos 140 caracteres. O primeiro álbum já está disponível para download gratuito.
[Imagem: QMUL]

Composições minimalistas

A princípio você pode pensar que há algum mal contato gerando ruído nas caixas de som do seu computador. Mas é só esperar um pouco e as coisas parecem começar a fazer algum sentido musical. E algumas das músicas são de fato interessantes.

Estas são as primeiras sensações ao se ouvir o primeiro álbum de músicas criado exclusivamente para o Twitter, um novo tipo de composição minimalista que usa os caracteres do teclado para dizer ao computador quais sons devem ser produzidos.

Criatividade e tecnologia

Se as composições serão catalogadas como New Age, como música eletrônica, ou simplesmente exigirão uma nova categoria, é coisa que somente os aficionados poderão dizer.

Mas, se os 140 caracteres permitidos pelo Twitter são suficientes apenas para elaborar uma sentença minimamente articulada, colocar uma música inteira neles demonstra bem o potencial existente quando criatividade e tecnologia se juntam.

E Dan Stowell, um compositor e cientista da computação na Universidade Queen Mary, na Inglaterra, demonstrou que é possível inserir até cinco minutos de música nos 140 caracteres do Twitter.

SuperCollider

Stowell criou uma linguagem de programação, chamada SuperCollider, que cria sons no computador a partir de instruções simples, escritas com os caracteres normais do teclado.

Daí para o Twitter foi um passo, e os amigos do compositor-programador logo começaram a devolver mensagens contendo suas próprias instruções em SuperCollider - o que vale dizer, suas próprias composições musicais "textualizadas."

"Alguns dos tweets tinham músicas tão boas que eu não podia simplesmente deixar que se perdessem. Então eu selecionei as melhores e as disponibilizei em um álbum, chamado sc140, que todos podem baixar gratuitamente," conta Stowell.

Veja como se pareceria uma partitura do Hino à Alegria se Beethoven usasse o Twitter:

{b="GGHJJHGECCEG".ascii.stutter;f=Duty.kr(0.15,0,Dseq([b,71!3,69!5,b,69!3,67!5,0].flat.midicps))*[1,2];LFCub.ar(f)/9}.play

Música pelo Twitter

Embora a criação musical seja uma ocupação tradicionalmente solitária, a composição de músicas para o Twitter poderá permitir a criação de redes de colaboração também nesse campo, trazendo os músicos para a interação das redes sociais.

Ou, pelo menos, trazer-lhes inspiração e permitir que divulguem rapidamente seus trabalhos.

"Os músicos frequentemente curtem o desafio de trabalhar com fatores limitantes, [o que permitirá] novas formas de fazer música e de se comunicar artisticamente," diz o pesquisador.

O primeiro álbum para o Twitter, chamado sc140, pode ser ouvido online ou baixado gratuitamente no endereço http://supercollider.sf.net/sc140.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Computadores

Mais tópicos