Nanotecnologia

Nanotrem de DNA viaja sozinho por trilhos moleculares

David Kornhauser - 23/01/2012

Nano-Trem de DNA viaja sozinho por nanotrilhos
Este é o primeiro "nano-veículo" a andar de forma autônoma, seguindo uma rota de trilhos, contendo múltiplas chaves para guiá-lo até seu destino.
[Imagem: Sugiyama Lab/Kyoto University/iCeMS]

Nanomáquinas

Cientistas usaram moléculas de DNA para construir um nano-trem, um motor molecular capaz de navegar por uma rota programada.

A nanoengenharia já criou motores moleculares e nanocarros antes.

Mas este é o primeiro "nano-veículo" a andar de forma autônoma, seguindo uma rota de trilhos, contendo múltiplas chaves para guiá-lo até seu destino.

Os cientistas das universidades de Quioto, no Japão, e Oxford, na Inglaterra, usaram uma técnica conhecida como origami de DNA.

Nessa técnica de nano-origami, as fitas de DNA são sequenciadas de uma maneira que as força a se automontar nos padrões 2D ou 3D desejados - ou seja, depois de corretamente programadas, as próprias moléculas de DNA se encarregam de fazer as "dobraduras".

Nanotrem

Os cientistas construíram uma malha de trilhos e chaves por cima das diversas peças do origami de DNA, o que permite que as moléculas-motores viajem ao longo dos trilhos.

"Nós demonstramos não apenas que é possível construir máquinas em nanoescala que funcionem de forma autônoma, como também que é possível fazer esses dispositivos gerarem resultados previsíveis a partir de condições iniciais diferentes e controláveis," diz o Dr. Masayuki Endo, coordenador da pesquisa.

O grupo acredita que, com base nesse primeiro trem molecular programável, será possível construir sistemas mais complexos.

Entre as possibilidades estão linhas de montagem moleculares para nanofábricas, e sensores sofisticados, que não apenas leiam as condições desejadas, mas também tomem providências com base na leitura que fizerem.

Artigo: Direct observation of stepwise movement of a synthetic molecular transporter