Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Feliz 2009

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/12/2008

Feliz 2009

[Imagem: ETH]

O ano de 2009 marcará o 10º aniversário do Site Inovação Tecnológica. Temos colocado nossos corações na ciência e na tecnologia, certos de que estas são atividades que podem nos ajudar a materializar aquilo que, por enquanto, é realidade apenas em nossos sonhos.

E nada melhor do que este nanocoração para expressar essa certeza e para transmitir a todos os nossos leitores uma mensagem high-tech de Feliz Ano Novo.

Agradecemos por estarem conosco, agradecemos pelo incentivo, pelo apoio e pela divulgação deste trabalho que é feito com o objetivo primordial de dar a todos os internautas de língua portuguesa uma parcela daquilo que é nosso por direito inalienável: o acesso ao conhecimento e o conhecimento dos avanços que a humanidade faz diariamente.

Esperamos continuar merecendo a companhia de vocês em 2009, no fechamento desta que será, tomara, a primeira de muitas décadas, para vermos juntos inúmeras novas realizações, todas quase tão significativas quanto as que desejamos que cada um de vocês possa empreender e conquistar nesses tempos que virão. Feliz 2009.

Este nanocoração, misto de arte e nanotecnologia, é obra do Dr. Li Zhang, do Instituto de Tecnologia de Zurique, recentemente premiado em uma competição internacional de nanotecnologia feita pela revista Nano Today.

O nanocoração foi feito com inúmeras fitas compostas por camadas de silício e cromo, que formam nanoespirais, com dimensões precisamente controladas pelos pesquisadores. A estrutura em hélice foi inspirada na natureza, onde ela pode ser encontrada, por exemplo, no DNA e nas proteínas. As nanofitas enrolam-se de forma autônoma e se organizam para gerar estruturas variadas.

A equipe do Dr. Zhang as está criando na tentativa de construir nanomotores inspirados nos flagelos que as bactérias utilizam para se movimentar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanomáquinas
  • Nanopartículas
  • Nanotubos
  • Miniaturização

Mais tópicos