Nanotecnologia

Nanofolhas de carbono: Novo material muda de forma e cor

Nanofolhas de carbono: Novo material muda de forma e cor
As propriedades ópticas do material mudam em macroescala devido à sua mudança de forma em nanoescala. [Imagem: UNIST]

Nanofolhas híbridas de carbono

Pesquisadores coreanos criaram um novo tipo de nanomaterial de carbono que é capaz de mudar de forma e de cor de acordo com o tipo de solvente em que são mergulhados.

Esses novos materiais, chamados nanofolhas híbridas de carbono, que apresentam a estranha propriedade batizada de solvatocromia, estão chamando a atenção de cientistas e engenheiros devido às suas propriedades e estruturas ópticas únicas.

As nanofolhas solvatocromáticas - elas mudam de cor de acordo com o solvente em que estão diluídas - apresentam uma capacidade de emissão de cores altamente configurável, indo do azul ao laranja - e até branco.

Morfologia e cor

As nanofolhas de carbono (CNS: Carbon NanoSheets) acumulam grupos de anéis de carbono na superfície de folhas de óxido de grafeno, anéis estes gerados por uma reação hidrotérmica de pequenos precursores moleculares.

Quando postas sob luz visível ou ultravioleta, elas brilham com uma cor que pode ser ajustada variando os solventes.

Este comportamento espectroscópico é gerado por interações das ligações de hidrogênio entre as nanofolhas e os solventes, que eventualmente induzem uma transição morfológica das nanofolhas 2D para morfologias 3D - algo como folhas amassadas -, mudando a forma como elas refletem a luz.

"Através desta pesquisa, esperamos melhorar as características físicas desses materiais híbridos e expandir seus campos de aplicação," disse o professor Byeong-Su Kim, cuja equipe já havia sintetizado um material 2 em 1 que serve tanto para LEDs como para células solares.

Esta é mais uma de uma série de descobertas recentes envolvendo novas formas de carbono:

Bibliografia:

Morphology Tunable Hybrid Carbon Nanosheets with Solvatochromism
Yuri Choi, Sunghu Kim, Yeongkyu Choi, Jaeeun Song, Tae-Hyuk Kwon, Oh-Hoon Kwon, Byeong-Su Kim
Advanced Materials
DOI: 10.1002/adma.201701075




Outras notícias sobre:

Mais Temas