Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nanogerador de celulose para aplicar remédios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/02/2016

Nanogerador de celulose para implantes biomédicos
Uma pequena fita do material, pressionada manualmente, gera energia suficiente para acender instantaneamente mais de 20 LEDs.
[Imagem: Alam/Mandal - 10.1021/acsami.5b08168]

Remédio na hora certa

A ideia de dispositivos eletrônicos para liberar medicamentos com hora marcada é promissora porque tomar os remédios na hora certa é imprescindível para que eles façam seu efeito - seja em casa ou no hospital.

O problema é que esses implantes precisam de energia, e o acréscimo de uma bateria destrói qualquer tentativa de fabricar dispositivos flexíveis, fáceis de usar e biocompatíveis - sem contar a dificuldade de miniaturização.

Um nanogerador elétrico flexível e feito de celulose pode ser a resposta para todos esses problemas.

Nanogerador de celulose

Nanogeradores são equipamentos que geram eletricidade a partir de vibrações do ambiente. No corpo humano, eles geram energia a partir dos movimentos, das batidas do coração, da respiração e até mesmo do fluxo sanguíneo.

A grande novidade é um nanogerador feito de celulose, um biopolímero que elimina as restrições dos nanogeradores atuais, geralmente feitos de materiais piezoelétricos, embora tenha havido grande esforço em busca dos nanogeradores biocompatíveis.

Mehebub Alam e Dipankar Mandal, da Universidade Jadavpur, na Índia, construíram seu nanogerador misturando a celulose com o tipo de silicone usado nos implantes de mama (polidimetilsiloxano) e com nanotubos de carbono.

Eficiência surpreendente

A eficiência do nanogerador foi surpreendente, com uma pequena fita do material, pressionada manualmente, gerando energia suficiente para acender instantaneamente mais de 20 LEDs.

Esse rendimento abre caminho para a utilização do nanogerador em outras aplicações, não tão exigentes quanto à biocompatibilidade. Por exemplo, os pesquisadores usaram-no para carregar capacitores empregados para alimentar uma calculadora, uma pequena tela LCD e um relógio de pulso.

Bibliografia:

Artigo: Native Cellulose Microfiber-Based Hybrid Piezoelectric Generator for Mechanical Energy Harvesting Utility
Autores: Md. Mehebub Alam, Dipankar Mandal
Revista: ACS Applied Materials & Interfaces
Vol.: 8 (3), pp 1555-1558
DOI: 10.1021/acsami.5b08168
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Células a Combustível
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos