Nanotecnologia

Nanomáquina molecular encontra e destrói células de câncer

Jennifer Marcus - 08/04/2008

Nanomáquina molecular encontra e destrói células de câncer

Cientistas desenvolveram uma nanomáquina molecular, dotada de um propulsor acionado por luz, que consegue localizar células cancerosas, liberando sobre elas os medicamentos capazes de destruí-las.

Nanopropulsor

O nanopropulsor acionado por luz é a primeira nanomáquina descrita até o momento que é capaz de operar no interior de uma célula viva. Os primeiros experimentos estão sendo feitos em cultura, mas a pesquisa tem grande interesse para o futuro do combate ao câncer.

Nanomáquinas capazes de carregar e liberar medicamentos em pontos específicos do organismo têm sido objeto de intensas investigações, sendo consideradas a próxima geração das drogas inteligentes.

Drogas inteligentes

Sistemas nanomecânicos para aplicação em medicina devem possuir dois ítens básicos: um sistema para acondicionar o medicamento e um sistema de acionamento ativado por luz - outros métodos de acionamento podem ser danosos ao organismo.

As chamadas drogas inteligentes utilizam a corrente sangüínea para circular pelo organismo até encontrar as células cancerosas. A identificação do tumor é possível graças a proteínas específicas que as drogas inteligentes têm em sua superfície, que se ligam apenas a moléculas encontradas na superfície dos tumores.

Oscilação induzida por luz

Os cientistas Jeffrey Zink e Fuyu Tamanoi, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, utilizaram nanopartículas de sílica mesoporosa para armazenar os medicamentos, que ficam acondicionados nos milhões de poros das nanopartículas. Como propulsor foi utilizado o azobenzeno, um composto químico que oscila entre duas posições quando exposto à luz.

O funcionamento da nanomáquina foi demonstrada utilizando-se várias células de câncer humano, incluindo câncer de cólon e câncer do pâncreas.

Bibliografia:

Light-Activated Nanoimpeller-Controlled Drug Release in Cancer Cells
Jie Lu, Eunshil Choi, Fuyuhiko Tamanoi, Jeffrey I. Zink
Small
31 Mar 2008
Vol.: Articles online in advance of print
DOI: 10.1002/smll.200700903
Outras notícias sobre:

Mais Temas