Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Nanomotor movido por luz é mais simples e mais promissor

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/06/2009

Nanomotor movido por luz é mais simples e mais promissor
Em seu formato fechado, o nanomotor mede 2 por 5 nanômetros. Sob a ação da luz, ao exercer a sua força, motor se abre, estendendo-se até atingir entre 10 e 12 nanômetros.
[Imagem: Yan Chen/University of Florida]

Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, criaram um nanomotor molecular movimentado apenas por fótons, as partículas básicas da luz, e feito a partir de uma única molécula de DNA.

Embora já existam várias versões de motores moleculares movidos por luz, a simplicidade deste novo motor coloca-o como candidato ideal para aplicações que vão das aplicações biomédicas à realização de reações químicas dirigidas na indústria.

Nanomotor de DNA

O nanomotor foi criado unindo uma molécula de DNA e uma molécula de azobenzeno, um composto químico que reage à luz. Um fóton de baixa energia faz com que essas moléculas reajam de uma forma, enquanto um fóton de alta energia ocasiona outro tipo de reação.

Em seu formato fechado, o nanomotor mede 2 por 5 nanômetros. Sob a ação da luz, ao exercer a sua força, motor se abre, estendendo-se até atingir entre 10 e 12 nanômetros.

Vantagens e aplicações

O rendimento do nanomotor fotônico não é elevado, ficando abaixo da eficiência das células solares fotovoltaicas. Contudo, a sua grande vantagem é a transformação direta da luz em movimento mecânico, abrindo a possibilidade de aplicações em nanoescala que não são possíveis com o esquema tradicional usado em macroescala, onde a eletricidade é usada para alimentar um motor, que faz o trabalho mecânico.

Outra vantagem do nanomotor é que, sendo feito de DNA, ele é biocompatível, podendo ser utilizado em desenvolvimentos que visem aplicações em biomedicina.

Motores moleculares

A pesquisa está em estágio inicial e não há previsões para sua utilização prática, embora os pesquisadores afirmem não haver impeditivos teóricos para a utilização do princípio mesmo em aplicações em macroescala, com milhões desses minúsculos dispositivos atuando conjuntamente.

Para conhecer outros projetos de motores moleculares, veja:

Bibliografia:

Artigo: Single-DNA Molecule Nanomotor Regulated by Photons
Autores: Huaizhi Kang, Haipeng Liu, Joseph A. Phillips, Zehui Cao, Youngmi Kim, Yan Chen, Zunyi Yang, Jianwei Li, Weihong Tan
Revista: Nano Letters
Data: June 5, 2009
Vol.: Article ASAP
DOI: 10.1021/nl9011694
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Micro e Nano Robôs
  • Biochips
  • Motores
  • Robôs

Mais tópicos