Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Evento vai discutir desafios das nanotecnologias para o século 21

Agência Fapesp - 16/09/2010

Evento vai discutir desafios das nanotecnologias para o século 21
O encontro pretende aprofundar a discussão sobre aspectos que auxiliem no estabelecimento de marcos regulatórios para a nanotecnologia.
[Imagem: Divulgação]

Leis para a nanotecnologia

O seminário "Nanotecnologias: um desafio para o século 21" será realizado de 18 a 20 de outubro de 2010, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS).

Segundo o grupo de pesquisa Jusnano, que reúne pesquisadores da Unisinos e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, o encontro pretende aprofundar a discussão sobre aspectos que auxiliem no estabelecimento de marcos regulatórios para a nanotecnologia.

O tema "O Brasil na era das nanotecnologias" terá como palestrantes Mário Norberto Baibich, diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, e Julio César Ferst, secretário adjunto da Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.

Impactos da nanotecnologia

"Diálogo entre as nanotecnologias e o meio ambiente" reunirá no debate os professores Leonel Severo Rocha e Délton Winter de Carvalho (da Unisinos) e Patrick de Araújo Ayala (da Universidade Federal do Mato Grosso).

"As nanotecnologias, a propriedade intelectual e os impactos na economia" terá como palestrantes Ângela Kretschmann e Liz Beatriz Saz (Unisinos) e Paulo Roberto Martins (IPT).

"As pesquisas científicas com nanotecnologias realizadas na academia", "A física como um dos pilares das nanotecnologias", "Nanotecnologias, direitos humanos e os desafios da inovação tecnológica" e "Desafios éticos diante da aplicação das nanotecnologias: A nanobiotecnologia, a indústria alimentar e a saúde humana" serão alguns dos outros temas apresentados.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento, no endereço http://jusnano.blogspot.com.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Nanomáquinas
  • Nanopartículas
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos