Nanotecnologia

Nanotubos? Prefira os de nitreto de boro

Nanotubos de nitreto de boro
Quando o compósito é quebrado, os nanotubos de nitreto de boro continuam firmes, como espetos saindo da superfície. [Imagem: Changhong Ke/SUNY]

Nanotubos de nitreto de boro

Os superfortes nanotubos de carbono estão tendo que dar um passinho atrás para que um outro concorrente mais capacitado ocupe sua posição de direito.

Nanotubos feitos com nitreto de boro superaram largamente seus pares feitos de carbono.

O diamante e o boro sempre estiveram presentes em todos os páreos em busca do título de material mais duro do mundo.

Mas Xiaoming Chen, da Universidade Estadual de Nova Iorque, nos EUA, tirou proveito do fato de que, assim como o carbono, o boro também pode formar folhas monoatômicas - como o grafeno - que, devidamente enroladas, dão origem aos nanotubos de boro.

De olho em aplicações práticas, Chen misturou seus nanotubos de boro com polímeros, da mesma forma que os nanotubos de carbono vêm sendo usados para reforçar fibras sintéticas.

O resultado foram fibras ainda mais fortes do que as reforçadas com nanotubos de carbono - 35% mais fortes.

Nanocompósitos

"O elo mais fraco nesses nanocompósitos é a interface entre o polímero e os nanotubos," explicou o professor Changhong Ke, explicando que, se você quebra o compósito, os nanotubos continuam firmes, como espetos saindo da superfície.

Assim, a melhoria das ligações ou o uso de polímeros mais "afeitos" aos nanotubos de nitreto de boro pode melhorar ainda maior a resistência do compósito.

A equipe afirma que o resultado é suficiente para habilitar o uso do novo compósito em aviões, naves espaciais, e mesmo em carros e equipamentos esportivos - eles misturam os nanotubos de boro com epóxi e com PMMA (poli-metil metacrilato).

Para isso, os nanotubos de nitreto de boro terão que se tornar mais conhecidos, de forma que sua produção possa aumentar em escala e fazer baixar os preços. Hoje, um grama de nanotubos de carbono custa cerca de US$10,00, enquanto o grama de nanotubos de nitreto de boro tem um custo estimado em US$1.000,00.

Bibliografia:

Mechanical strength of boron nitride nanotube-polymer interfaces
Xiaoming Chen, Liuyang Zhang, Cheol Park, Catharine C. Fay, Xianqiao Wang, Changhong Ke
Applied Physics Letters
Vol.: 107, 253105
DOI: 10.1063/1.4936755




Outras notícias sobre:

Mais Temas