Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

NASA adia aposentaria dos ônibus espaciais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/07/2010


A NASA adiou a aposentadoria dos ônibus espaciais.

Por enquanto, trata-se apenas do adiamento dos dois voos restantes, mas já há indicações de um lançamento adicional do Atlantis.

Últimos lançamentos dos ônibus espaciais

Antes marcada para Setembro, a última missão (STS-133) do ônibus espacial Discovery foi remarcada para as 04h33 (horário local) do dia 01 de novembro.

A decolagem do Endeavour para a missão STS-134 - oficialmente, até agora, a última missão dos ônibus espaciais - foi remarcada para as 4h19 (horário local) do dia 26 de fevereiro de 2011.

As datas foram ajustadas porque a carga para a missão STS-133 não ficará pronta a tempo de permitir o lançamento, anteriormente marcado para 16 de setembro.

Com o deslocamento da missão STS-133 para novembro, a próxima janela de lançamento só estará disponível em fevereiro de 2011.

Depois do último

Todas estas datas ainda estão sujeitas a alterações. Normalmente a NASA confirma o lançamento cerca de duas semanas antes da data prevista.

A NASA está também analisando a possibilidade de agendar mais uma missão, possivelmente para o ônibus espacial Atlantis, para levar cargas de última hora, que teriam dificuldades de ser acomodadas nos foguetes que passarão a fazer o intercâmbio de cargas com a Estação Espacial Internacional.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Robôs Espaciais

Mais tópicos