Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

NASA afirma ter fotografado locais de pouso da Apollo na Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/07/2009

NASA afirma ter fotografado locais de pouso da Apollo na Lua

[Imagem: NASA]

Às vésperas do aniversário de 40 anos do primeiro pouso na Lua, e conforme o Site Inovação Tecnológica já havia antecipado, a NASA anunciou ter feito as primeiras fotos dos locais de pouso da missão Apollo.

Fim da teoria da conspiração

As imagens, feitas pela sonda espacial LRO, serão divulgadas amanhã, 17/07, em uma conferência marcada para as 15h00, no horário de Brasília.

Estas imagens deverão acabar de vez com as especulações de que a ida do homem à Lua teria sido uma farsa, hipótese que já gerou livros, documentários e filmes, além de sustentar toda uma comunidade de céticos na Internet, que mantêm sites e fóruns de discussão sobre o assunto.

Ao longo dos últimos dias, a grande imprensa deu muito mais atenção a estas teorias do que propriamente à comemoração dos 40 anos da chegada do homem à Lua e dos impactos que as tecnologias desenvolvidas para a exploração espacial tiveram sobre o dia-a-dia da sociedade.

Filmes restaurados da Apollo 11

A NASA também liberou uma restauração do vídeo histórico da Apollo 11, que mostra os primeiros passos do homem na Lua. Várias fitas originais das gravações da chegada do homem à Lua foram regravadas com outros conteúdos mas, depois de um trabalho de "garimpagem" em vários estúdios e canais de TV, a NASA encontrou cópias em boa qualidade que haviam sido transmitidas diretamente para as emissoras e que foram mantidas em arquivo.

A restauração tem qualidade bastante superior às vistas até hoje. Segundo a agência espacial, a restauração ainda está em andamento e novas cópias de melhor qualidade serão liberadas à medida que estiverem disponíveis.

Os filmes restaurados podem ser vistos no endereço www.nasa.gov/multimedia/hd/apollo11.html.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Foguetes
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos