Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA coloca ônibus espaciais à venda

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/12/2008

NASA coloca ônibus espaciais à venda
Endeavour decola nas costas de um Boeing 747 modificado especialmente para transportar os ônibus espaciais.
[Imagem: NASA]

A NASA anunciou que venderá os ônibus espaciais Endeavour, Atlantis e Discovery depois que eles forem desativados. A desativação está inicialmente planejada para 2010, mas há indícios de que esse prazo possa ser prorrogado.

Vende-se ônibus espacial

A NASA lançou uma solicitação para que instituições educacionais e museus enviem propostas para dar uma destinação aos ônibus espaciais e aos motores principais dos ônibus, que poderão ser vendidos separadamente.

O objetivo da agência espacial norte-americana é que os ônibus espaciais e seus motores sejam expostos ao público, em locais fechados e com controle climático suficiente para dar-lhes longa vida depois da aposentadoria.

Frete grátis

Aos interessados, a NASA avisou que fará o transporte aéreo dos ônibus espaciais até a cidade de destino. Os ônibus espaciais são transportados em cima de um avião Boeing 747 modificado especificamente para essa tarefa. O transporte do aeroporto até o destino final ficará a cargo do comprador.

Além do preço a ser ofertado - que se especula esteja ao redor de US$40 milhões para cada ônibus espacial já sem os motores - as instituições interessadas deverão comprovar capacidade para colocar os ônibus espaciais e os motores em demonstração para o público, atraindo uma audiência sobretudo de estudantes.

Fim dos ônibus espaciais

Foram construídos outros três ônibus espaciais, sendo o primeiro o Enterprise, um protótipo que não chegou a fazer missões espaciais. O Challenger foi destruído durante o lançamento em 28 de Janeiro de 1986 e o Colúmbia durante a reentrada na atmosfera, em 1º de Fevereiro de 2003.

Para substituir os ônibus espaciais, a NASA está construindo uma série de foguetes e naves dentro do Programa Constellation. A agência espacial mantém um site com informações sobre a migração dos ônibus espaciais para os foguetes Constellation no endereço www.nasa.gov/transition.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Telescópios

Mais tópicos