Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

NASA começa a construir primeira nave em 20 anos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/09/2011

NASA começa a construir primeira nave em 20 anos
A junção das peças foi feita usando um processo de soldagem inovador, por fricção, desenvolvido especialmente para a construção da Órion.
[Imagem: NASA]

Finalmente

Começou a construção da primeira nave da NASA capaz de levar humanos ao espaço desde que o ônibus espacial Endeavour saiu da fábrica, em 1991.

Os engenheiros do Centro Michoud, em Nova Orleans, começaram a dar forma ao primeiro exemplar da nave Órion, também conhecida como MPCV - Multi-Purpose Crew Vehicle, veículo tripulado multipropósito.

Anunciada como a espaçonave para o "espaço profundo" da NASA, a Órion é um resquício do natimorto projeto Constelação, que pretendia criar uma nova geração de foguetes e naves para levar o homem de volta à Lua e a Marte.

"Estamos começando a construir um hardware para voos espaciais", comemorou Mark Geyer, gerente do projeto.

Soldagem de qualidade espacial

As primeiras soldas do novo módulo espacial - essencialmente uma nave Apolo atualizada - foram concluídas na sexta-feira.

A junção das peças foi feita usando um processo de soldagem inovador, por fricção, desenvolvido especialmente para a construção da Órion.

O processo cria uma conexão sem costura e à prova de vazamentos, que se mostrou mais forte e de maior qualidade do que pode ser obtido com uma soldagem convencional.

Depois de terminada a soldagem, o primeiro exemplar da Órion será enviado para o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, onde será instalado o protetor de calor.

A seguir, serão feitas a montagem dos equipamentos e as checagens necessárias para o primeiro teste de voo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Corpos Celestes
  • Soldagem

Mais tópicos