Plantão

Nasa desiste de desatolar robô Spirit em Marte

BBC - 27/01/2010

Nasa desiste de desatolar robô Spirit em Marte
Rodas do robô marciano Spirit, totalmente atoladas. O robô agora permanecerá como uma estação científica fixa.

A Nasa (agência especial americana) anunciou ter desistido de tentar libertar o robô marciano Spirit do banco de areia onde se encontra atolado desde Abril do ano passado em Marte.

Robô fixo

"O Spirit encontrou o pior pesadelo de um golfista, o campo de areia que, não importa quantas tacadas faça, não consegue se safar", disse Doug McCuistion, diretor do programa de exploração de Marte da Nasa.

O robô, que chegou ao planeta há seis anos, previsto inicialmente para funcionar por três meses, permanecerá agora como uma estação científica fixa.

"O Spirit continuará a contribuir para a ciência", disse McCuistion.

História magnética de Marte

Uma das vantagens do robô permanecer imóvel será a possibilidade de medir as oscilações do solo, o que indicaria se Marte possui um núcleo sólido ou líquido, uma informação importante para determinar a história magnética do planeta.

Duas das seis rodas do robô enguiçaram, comprometendo suas chances de sair do banco de areia.

O Spirit é um dos dois robôs da Nasa que pousaram em Marte em janeiro de 2004. O segundo, Opportunity, continua a percorrer a superfície do planeta.

Robô em hibernação

Agora a Nasa pretende mover o Spirit o máximo possível, a fim de aumentar a quantidade de sol captada por seus painéis solares antes do próximo inverno.

Os cientistas dizem acreditar que o robô entrará em um estado semelhante ao de hibernação por volta de abril, saindo deste estado em abril ou setembro de 2011.

A Nasa já gastou mais de US$ 900 milhões em seu programa de Marte e cerca de US$ US$ 20 milhões são gastos anualmente.

Os dados gerados pelas sondas já geraram cerca de 100 estudos acadêmicos.