Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

NASA mostra foto do robô Curiosity descendo de pára-quedas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/08/2012

NASA mostra foto do robô Curiosity descendo de pára-quedas
A sonda espacial que fez a foto estava a 340 km de altitude, enquanto o Curiosity e seu pára-quedas estavam a cerca de 3 km do solo marciano.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona]

Paparazzi espacial

O robô Curiosity foi flagrado descendo de pára-quedas em direção ao solo marciano, onde ele pousou na madrugada desta segunda-feira.

A fotografia foi tirada por uma das câmeras da sonda espacial MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), também da NASA, que está em órbita de Marte desde 2006.

A MRO era uma das sondas responsáveis por receber os sinais do robô Curiosity e retransmiti-los à Terra. A sonda Marx Express, da ESA, também ajudou na tarefa.

A imagem mostra que o pára-quedas e sua preciosa carga estão voando em ângulo, o que significa que o local efetivo de pouso não aparece na foto.

Mira espacial

Totalmente aberto e inflado, o pára-quedas mede 16 metros de diâmetro.

Ainda assim, fotografá-lo de órbita foi um desafio - a MRO está a 340 km de altitude, enquanto o Curiosity e seu pára-quedas estavam a cerca de 3 km do solo marciano.

"Se a câmera que colheu a imagem tivesse disparado um segundo antes, ou um segundo depois, nós provavelmente teríamos apenas uma paisagem vazia de Marte," disse Sarah Milkovich, cientista da missão MRO.

"Quando você leva em conta que temos que enviar os comandos para a nave cerca de 72 horas antes da fotografia ser feita, você pode imaginar o que essa fotografia representa e qual foi a dificuldade em obtê-la," completou.

Enquanto isso, os engenheiros trabalham para ativar a antena de alto ganho do robô Curiosity, o que permitirá que ele se comunique diretamente com a Terra, em uma espécie de conexão de banda larga espacial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Robôs Espaciais
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos