Espaço

NASA detalha missão para exploração de asteroide

NASA detalha missão para exploração de asteroide
A missão ao asteroide em órbita lunar deverá durar nove dias, com dois astronautas a bordo da nave Órion - à esquerda, a nave responsável pelo "ensacamento" e captura do asteroide. [Imagem: NASA/Advanced Concepts Lab]

Pedradas

Depois que os planos preliminares da NASA para capturar um asteroide foram divulgados, a agência sofreu uma enxurrada de críticas, que afirmavam que a ideia era vaga demais e, provavelmente, fadada ao fracasso, pelo menos na forma apresentada.

Em resposta, foi lançado um pedido formal de ideias sobre como lidar com os asteroides, o que inclui uma forma de capturá-los ou desviá-los.

A NASA afirmou que já está avaliando as mais de 400 respostas recebidas ao pedido, que foi atendido por pesquisadores da indústria, das universidades e do público.

NASA detalha missão para exploração de asteroide
O asteroide estará ensacado no invólucro usado em sua captura. [Imagem: NASA/Advanced Concepts Lab]

De volta à prancheta

Por enquanto, o projeto inicial de captura do asteroide parece ter voltado para a prancheta, na tentativa de superação das críticas apresentadas.

Ao mesmo tempo, porém, a agência divulgou um maior nível de detalhamento da missão que lidará com o asteroide depois que ele já tiver sido capturado e estiver em órbita da Lua.

Aparentemente, a divulgação é uma prestação de contas ao chefe, depois que o Presidente Obama formalizou a ordem para que a NASA capture um asteroide.

NASA detalha missão para exploração de asteroide
A missão usará a propulsão solar-elétrica, um motor iônico alimentado por painéis solares. [Imagem: NASA/Advanced Concepts Lab]

Missão tripulada a asteroide

As imagens divulgadas pela NASA mostram operações da tripulação, incluindo a viagem da nave espacial Órion e seu encontro com o asteroide já em órbita da Lua.

Em vez de um braço robótico externo, o que complicaria o projeto da nave, os planos agora mostram astronautas em uma caminhada espacial para coletar amostras do asteroide.

NASA detalha missão para exploração de asteroide
Esta é a concepção original, de ensacar um asteroide e colocá-lo em órbita da Lua. [Imagem: NASA/Advanced Concepts Lab]

Mineração espacial

Enquanto o projeto de captura do asteroide pode dar muitas informações e experiência para a eventualidade de ser necessário desviar um asteroide em rota de colisão com a Terra, a missão agora ilustrada tem objetivos científicos e abre espaço para a mineração espacial.

Segundo a NASA, o detalhamento da missão será feito ao longo de 2014. Estimativas preliminares dão conta de que a missão poderia ser realizada até 2020.





Outras notícias sobre:

Mais Temas