Espaço

NASA mostra fotos dos locais de pouso da Apollo na Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/07/2009

Fotos dos locais de pouso da Apollo

A NASA divulgou as primeiras imagens dos locais de pouso das missões Apollo, feitas pela sonda LRO. O principal objetivo da LRO é mapear a superfície da Lua em busca de outros locais de pouso, para novas missões tripuladas, além da detecção de sinais da existência de gelo.

Esta é a primeira vez que os equipamentos deixados na Lua pelos astronautas são fotografados, desde que foram deixados lá, há quase 40 anos. A LRO ainda não atingiu sua órbita definitiva, o que significa que ela será capaz de capturar novas imagens dos mesmos locais com resolução de duas a três vezes superior. A sonda passará diversas vezes pelo mesmos locais.

NASA mostra fotos de locais de pouso da Apollo na Lua
Módulo de descida da Apollo 15, chamada Falcon (Falcão). [Imagem: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University]
NASA mostra fotos de locais de pouso da Apollo na Lua
Módulo de descida da Apollo 11, chamada Eagle (Águia). [Imagem: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University]
NASA mostra fotos de locais de pouso da Apollo na Lua
Módulo de descida da Apollo 17, chamada Challenger (Desafiador). [Imagem: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University]
NASA mostra fotos de locais de pouso da Apolo na Lua
Módulo de descida da Apollo 16, chamada Orion (Órion). [Imagem: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University]
NASA mostra fotos de locais de pouso da Apolo na Lua

Módulo de descida da Apollo 14, chamada Antares, onde se pode ver claramente os rastros dos astronautas entre o módulo e o instrumento científico, o pequeno ponto branco à esquerda. [Imagem: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University]
NASA mostra fotos de locais de pouso da Apolo na Lua
Local de pouso da Apollo 14 com a identificação das estruturas fotografadas pela LRO [Imagem: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University]

Relíquias espaciais

As fotos mostram os módulos de descida lunar e suas sombras alongadas, produzidas pelo Sol atingindo a superfície da Lua em um ângulo muito baixo. Foram fotografados os locais de pouso de seis missões Apollo. O local de pouso da Apollo 12 deverá ser fotografado nas próximas semanas.

A LRO chegou na Lua no dia 23 de Junho e tirou as fotos entre 11 e 15 de Julho.

"Nós estávamos muito interessados em fazer nossas primeiras imagens dos módulos de descida lunares apenas pela emoção de vê-los - e para testar o foco das câmeras. De fato, as imagens são fantásticas e o foco também," comemorou Mark Robinson, cientista-chefe da missão LRO.

Rastros dos astronautas na Lua

As imagens têm resoluções ligeiramente diferentes para cada um dos pontos fotografados, mas esta resolução está por volta de 1,2 metro por pixel. O deck dos módulos de descida da Apollo mediam 3,65 metros de diâmetro, o que os faz ocupar uma área de cerca de nove pixels.

Contudo, como o Sol estava baixo no horizonte no momento que as fotografias foram feitas, as sombras produzidas pelos módulos são bem maiores e alongadas. Cada sombra ocupa cerca de 20 pixels da imagem.

O local de pouso da Apollo 14 apresentava melhores condições de iluminação no momento da foto, o que permitiu a captura de maiores detalhes. Pode-se ver um conjunto de instrumentos científicos, chamados Apollo Lunar Surface Experiment Package e até mesmo rastros deixados pelos astronautas em sua caminhada entre o módulo de descida e o instrumento científico.