Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA mostra válvula que adiou missão da Discovery à ISS

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/03/2009

NASA mostra válvula que adiou missão da Discovery à ISS

[Imagem: NASA]

Suspiro de hidrogênio

Esta é a válvula que apresentou vazamento durante o abastecimento do tanque externo do ônibus espacial Discovery, que deveria ter sido lançado ontem.

O vazamento foi detectado no conjunto de válvula e encanamento que conecta uma estrutura de serviço fixa na torre de lançamento a uma seção intermediária do tanque externo do ônibus espacial.

A válvula é uma espécie de respiro que retira excesso de hidrogênio do tanque, evitando um aumento exagerado na pressão, e o leva por meio de um encanamento fixo para um local onde ele é queimado em segurança.

Segundo a NASA, não houve nenhum risco para o ônibus espacial durante o reabastecimento. O que ocorreu foi que a válvula deixou escapar hidrogênio demais pelo respiro.

O enchimento dos tanques começa poucas horas antes do lançamento devido à necessidade de sua manutenção em temperaturas baixíssimas. Os técnicos perceberam o vazamento assim que começou o abastecimento, que transfere 1,8 milhão de litros de oxigênio e hidrogênio para o interior dos tanques.

Reagendamento

O lançamento foi reagendado para domingo à noite, como sempre no estilo "não antes que", o que significa a possibilidade de novos adiamentos durante as inúmeras checagens que ocorrem antes de cada voo e que são reiniciadas nestes casos.

Este foi o quinto adiamento da missão STS-119, que deveria ter começado em 12 de Fevereiro.

Os engenheiros fizeram uma primeira avaliação do defeito ontem à tarde, mas somente conseguirão se certificar das possibilidades de um conserto seguro nesta sexta-feira.

Painéis solares e reciclagem de urina

O principal objetivo da missão da Discovery é o término da instalação dos painéis solares da Estação Espacial Internacional, o que exigirá quatro caminhadas espaciais.

Este quarto e último conjunto de painéis solares - chamado segmento S6 - marcará o término da construção do núcleo principal da estação espacial, que serve de suporte para a conexão dos demais laboratórios científicos, sistemas de acoplagem e módulos de serviço (veja Ônibus espacial Discovery será lançado hoje rumo à ISS).

A missão também deverá trocar o sistema de reciclagem de urina que apresentou defeito no ano passado. Esse equipamento será responsável pela geração de água potável a partir da urina dos astronautas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Hidrogênio

Mais tópicos