Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA começa a construir nave para missões de longa duração

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/08/2012

NASA começa a construir nave para missões de longa duração
Conceito da espaçonave para viagens a asteroides, à Lua ou a Marte.
[Imagem: NASA]

Sobrevivência no espaço

A NASA deu início a um novo projeto para desenvolver uma "casa espacial", um habitáculo onde astronautas possam viver em missões com duração de até um ano.

O habitáculo será a parte principal de uma nave para sustentar missões além da órbita baixa da Terra.

Missões desse tipo estão sendo planejadas para estudar asteroides e a Lua, mas também poderão ser utilizadas para ir até Marte.

O Deep Space Habitat - habitáculo do espaço profundo, em tradução livre - deverá fornecer aos astronautas acomodação, local de trabalho, exercícios e recreação, além dos laboratórios.

Experiência espacial

A Estação Espacial Internacional tem tudo isso, e os astronautas têm vivido por lá em missões de seis meses há alguns anos.

Contudo, a Estação Espacial é enorme, com várias acomodações - o novo habitáculo está para a Estação assim como um trailer está para um hotel.

Mas o ponto de partida será justamente aquilo que já se aprendeu com a Estação Espacial.

O primeiro protótipo usará a casca externa dos laboratórios atualmente em uso na Estação, e um módulo chamado MPLM (Multi-Purpose Logistics Module), uma verdadeira nave sem motores, que era usada para levar grandes cargas a bordo dos ônibus espaciais.

NASA começa a construir nave para missões de longa duração
O projeto deverá seguir ritmo acelerado, uma vez que serão aproveitados módulos que já estão em operação, sobretudo na Estação Espacial Internacional.
[Imagem: NASA]

Nave completa

O protótipo está atualmente sendo montado no Centro Espacial Marshall, devendo conter três elementos básicos:

  1. Um laboratório padrão da Estação Espacial e um MPLM - juntos, eles fornecerão o volume pressurizado necessário para acomodação e trabalho;
  2. um túnel para interligação dos elementos, contendo um espaço de despressurização, para permitir atividades extraveiculares; e
  3. um veículo de exploração espacial multi-missão (MPCV: Multi-Purpose Crew Vehicle) para atividades exploratórias de curto alcance.

O conjunto todo deverá ter 4,9 metros de diâmetro e 17 metros de comprimento.

A nave final deverá conter ainda uma nave Órion - sobrevivente do extinto projeto Constellation - e um estágio de propulsão, para que ambos tenham mobilidade autônoma. Os dois não serão incluídos neste protótipo porque o objetivo agora é testar as condições de habitabilidade, e nave e motorização não são essenciais nesse quesito.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Marte
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos