Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

NASA revela local onde sonda espacial irá se chocar com a Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/09/2009

NASA revela local onde sonda espacial irá se chocar com a Lua
A sonda atingirá a cratera Cabeus A, próximo ao polo Sul da Lua, a uma velocidade aproximada de 9.000 km/h, levantando 350 toneladas de poeira e rochas que poderão atingir uma altitude de 50 km.
[Imagem: NASA]

Impacto profundo na Lua

A NASA selecionou o destino final da sua sonda espacial LCROSS, que deverá se chocar com a superfície da Lua às 08h30 do próximo dia 9 de Outubro (horário de Brasília).

O alvo é uma cratera no polo Sul da Lua, chamada Cabeus A. O local foi escolhido por atender a uma série de condições que visam aumentar a qualidade e a quantidade dos dados colhidos durante a missão, incluindo a visibilidade a partir da Terra da poeira levantada pelo impacto, uma alta concentração de hidrogênio e um relevo ameno, com um piso plano e uma inclinação leve e sem a presença de grandes rochas.

Água na Lua

O principal objetivo do impacto é procurar sinais da existência de água congelada nas frias crateras do polo Sul da Lua, que permanecem eternamente sombreadas.

A sonda LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite) ainda está acompanhada do último estágio do foguete Centauro, que a colocou em órbita. Este estágio, chamado Centauro, será utilizado como um projétil, que atingirá a cratera Cabeus A a uma velocidade aproximada de 9.000 km/h, num ângulo de inclinação entre 60 e 70 graus.

Calcula-se que a cratera resultante medirá 4 metros de largura por 20 metros de comprimento e 2 metros de profundidade, levantando 350 toneladas de poeira e rochas que poderão atingir uma altitude de 50 km.

Comendo poeira lunar

É nesta poeira que os cientistas da NASA estão mais interessados. A parte científica da LCROSS, chamada Shepherding (Pastor), estará no rastro do projétil Centauro, devendo cair no mesmo local cerca de quatro minutos mais tarde.

Ao mergulhar na poeira levantada pelo impacto, a sonda usará seus instrumentos para coletar dados da composição do material, em busca de sinais de água. Os dados serão transmitidos à Terra conforme sejam coletados, antes que a Shepherding seja destruída na queda.

Todos os olhos atentos

Depois de capturar todas as informações do primeiro impacto e transmiti-las para a Terra, a Shepherding, com seus 2.305 quilogramas, fará a sua própria cratera, levantando um pouco menos de poeira, alguma coisa como 150 toneladas.

As duas nuvens de poeira estarão sendo continuamente monitoradas utilizando instrumentos em Terra e a sonda espacial LRO, que também está em órbita da Lua, além do Telescópio Espacial Hubble.

Há cerca de uma semana, um problema no programa que controla a LCROSS fez com que ela perdesse quase todo o seu combustível - veja Sonda que se chocará com a Lua perde quase todo seu combustível. Mas, conforme a NASA adiantou na ocasião, o problema não atrapalhará o término da missão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Foguetes

Mais tópicos