Plantão

NASA simula no deserto missão tripulada a asteroide

NASA simula no deserto missão tripulada a asteroide
O teste mais esperado é a simulação de uma visita tripulada a um asteroide.[Imagem: NASA]

Astronautas no asteroide

A NASA está realizando esta semana mais uma versão do seu projeto Desert RATS que, embora possa ser traduzido livremente por "ratos do deserto", é uma sigla para Research And Technology Studies, um teste que é feito no deserto, o local mais adequado para simular missões à Lua, Marte e, agora a asteroides.

Esta é, na verdade, a grande novidade do teste deste ano.

A NASA já anunciou que enviará uma sonda robotizada para coletar amostras de um asteroide, mas a simulação será de uma missão tripulada.

Recentemente a NASA apresentou uma espaçonave-conceito que poderia ser usada em missões desse tipo.

Robôs espaciais

O teste, que mobiliza uma grande equipe de engenheiros, astronautas, cientistas e técnicos da NASA, da indústria e de universidades, está acontecendo no deserto do Arizona.

O objetivo é verificar o funcionamento dos veículos e ferramentas em diferentes condições de operação, simulando vários destinos para a futura exploração humana.

NASA simula no deserto missão tripulada a asteroide
O Veículo de Exploração Espacial, em sua versão conceitual para o espaço (à esquerda). No alto à direita, como ele será testado, devidamente adaptado com rodas. O veículo que carrega o Robonauta também pode ter outros usos. [Imagem: NASA]

Destinos no espaço

Esses destinos incluem a alta órbita terrestre (a Estação Espacial fica na órbita baixa), os pontos de Lagrange, a Lua, asteroides próximos da Terra, as luas de Marte e, finalmente, a superfície de Marte.

O ambiente extremo do deserto é o mais adequado para dar mais realismo aos testes e encontrar problemas que não foram previstos em laboratório.





Outras notícias sobre:

Mais Temas