Espaço

NASA transmitirá ao vivo do interior dos laboratórios da Estação Espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/02/2010

Bagunça espacial

Quem costuma acompanhar a NASA TV está acostumado com as imagens dos astronautas trabalhando no interior da Estação Espacial Internacional.

Na verdade, está acostumado sempre com a mesma visão, de uma sala totalmente bagunçada, onde os astronautas comunicam-se com o controle em terra e controlam a própria ISS.

Mas, a partir desta segunda-feira, 1º de Fevereiro, a NASA passará a transmitir imagens também do interior dos diversos laboratórios da Estação, ao vivo, enquanto os astronautas estiverem trabalhando em experimentos científicos.

Perda de sinal

As transmissões de TV a partir da Estação estarão disponíveis quando o complexo estiver em contato direto com o solo, através de sua antena de comunicações de alta velocidade.

Durante os períodos de "perda de sinal", os telespectadores pela Internet verão apenas um padrão de teste.

Quando os ônibus espaciais estiverem atracados à Estação, a transmissão irá incluir áudio e vídeo também dessas atividades.

Moradores espaciais

A Estação Espacial Internacional é uma parceria única entre as agências espaciais dos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Rússia. A construção começou em 1998 e deverá ser concluída em 2010 - veja Começa a contagem regressiva final para os ônibus espaciais.

Vinte e duas tripulações já ocuparam a Estação desde 2000, incluindo a atual tripulação de cinco astronautas. Os "moradores" da Estação têm realizado importantes experimentos científicos e coletado dados que ajudarão a apoiar futuras missões.

A NASA TV pode ser acompanhada pela Internet no endereço http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html.