Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

NASA vai reformatar memória de robô em Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/09/2014

NASA vai reformatar memória de robô em Marte
O robô Curiosity também vem apresentando problemas de desgaste, mas em suas rodas, que estão apresentando rachaduras e quebras até agora não compreendidas.
[Imagem: NASA]

Aos 10 anos de idade, e com mais de 40 km rodados em Marte, o robô Opportunity está apresentando problemas de memória.

As falhas estão ocorrendo na memória flash, fazendo com que o robô reinicie automaticamente.

O problema é que pode levar de um a dois dias para ele volte a operar depois de cada reinicialização, atrapalhando as pesquisas científicas.

Como a reinicialização repetiu-se cerca de 12 vezes apenas em Agosto, os técnicos acharam que é hora de reformatar a memória.

As células individuais da memória flash - o mesmo tipo usado em pendrives e câmeras fotográficas - podem desgastar-se com o uso repetido. A reformatação apaga a memória, identifica as células ruins e as assinala para que o programa não mais as utilize.

"Células gastas na memória flash são o principal suspeito de causar esses resets," disse John Callas, gerente do projeto Mars Exploration Rover. "A reformatação da flash é um processo de baixo risco, uma vez que as sequências críticas e o software de voo são armazenados em outro lugar, em outra memória não-volátil no robô."

Os engenheiros já haviam reformatado a memória flash do Spirit, o irmão gêmeo do Opportunity, há cinco anos, para dar fim a uma série de eventos de amnésia que ele vinha apresentando. A medida teve sucesso.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Software e Programação
  • Saúde e Reabilitação
  • Marte

Mais tópicos