Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Nascimento de estrela afeta toda a maternidade

ESO - 17/03/2011

Nascimento de estrela afeta toda a maternidade
Jatos de matéria lançados pelas estrelas bebês viajam a velocidades de até um milhão de quilômetros por hora, chocando-se violentamente com o gás circundante e criando ondas de choque.
[Imagem: ESO]

Maternidade estelar

Uma nova imagem obtida com o Very Large Telescope do ESO mostra os efeitos dramáticos que as estrelas recém-nascidas exercem sobre o gás e a poeira a partir dos quais se formaram.

Embora as estrelas propriamente ditas não sejam visíveis, o material que ejetam colide com as nuvens de gás e poeira circundantes, criando uma paisagem surrealista de arcos, manchas e riscas brilhantes.

A região de formação estelar NGC 6729 faz parte de uma das maternidades estelares mais próximas da Terra, sendo por isso uma das mais estudadas. Esta nova imagem dá uma visão detalhada de uma parte desta estranha e fascinante região.

Choque estelar

A formação de estrelas no interior de nuvens moleculares e os primeiros estágios do seu desenvolvimento não podem ser observados por meio de telescópios ópticos devido ao obscurecimento por parte da poeira.

Nesta imagem temos estrelas muito jovens no canto superior esquerdo que, embora não possam ser vistas diretamente, dominam a imagem pelos distúrbios que geram na sua vizinhança.

Jatos de matéria lançados pelas estrelas bebês viajam a velocidades de até um milhão de quilômetros por hora, chocando-se violentamente com o gás circundante e criando ondas de choque.

Objetos Herbig-Haro

Estes choques fazem com que o gás brilhe intensamente e criam arcos brilhantes e coloridos e manchas de formas estranhas, conhecidos como objetos Herbig-Haro.

Embora não tenham sido os primeiros a observar tais objetos, os astrônomos George Herbig e Guillermo Haro foram os primeiros a estudar os espetros destes estranhos objetos de forma detalhada.

Eles perceberam que não se tratava apenas de glóbulos de gás e poeira que refletiam a radiação ou brilhavam sob a influência da radiação ultravioleta emitida pelas estrelas jovens, mas que eram uma nova classe de objetos associada ao material ejetado em regiões de formação estelar.

Nesta imagem, os objetos Herbig-Haro formam duas linhas que marcam as direções prováveis do material ejetado.

Uma estende-se da região superior esquerda ao centro inferior, terminando no grupo circular brilhante de arcos e manchas que aí se encontra. A outra começa próximo do canto superior esquerdo da imagem estendendo-se em direção ao centro direito.

Enxofre azul

A estranha mancha brilhante em forma de cimitarra, situada em cima à esquerda, deve-se muito provavelmente à radiação estelar que é refletida pela poeira, não sendo por isso um objeto Herbig-Haro.

Tanto o enxofre ionizado como os átomos de hidrogênio nesta nebulosa emitem radiação vermelha. Para os diferenciar nesta imagem a emissão de enxofre apresenta-se colorida de azul.

Os dados utilizados para gerar esta imagem foram processados por Sergey Stepanenko. A imagem ficou classificada em terceiro lugar no concurso Tesouros Escondidos, promovido pelo ESO.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Radiação Eletromagnética

Mais tópicos