Plantão

Nascimento de estrela cria sabre de luz cósmico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/12/2015

Nascimento de estrela cria sabre de luz do lado negro da Força
Versão cósmica do sabre de luz duplo usado pelo Darth Maul.
[Imagem: ESA/Hubble/NASA/Padgett/Megeath/Reipurth]

Sabre de luz duplo

O Telescópio Espacial Hubble, um dos instrumentos científicos mais conhecidos mundialmente, e reconhecido pelo seu papel na divulgação da ciência, não poderia ficar de fora da agitação em torno do lançamento do novo episódio da saga Star Wars.

Segundo a equipe do Hubble, esta imagem lembra em tudo um sabre de luz de duas lâminas - como o que foi usado pelo personagem Darth Maul, do lado negro da Força, no episódio I, A Ameaça Fantasma.

Esse sabre de luz cósmico não está em uma galáxia muito, muito distante, mas na nossa própria Via Láctea, em uma região turbulenta conhecida como Nuvem Molecular Órion B, a 1.350 anos-luz da Terra.

Objetos de Herbig-Haro

Os jatos de luz emergem de um disco de material protoestelar - onde estão se formando estrelas.

Os astrônomos acreditam que é o processo de condensação desse material pela força gravitacional da estrela que nasce que emite jatos de gás energizado a partir de seus polos.

Conforme os jatos se deslocam em alta velocidade, eles criam ondas de choque supersônicas que geram temperaturas de milhares de graus.

Quando esses jatos colidem com o gás e a poeira são criados vastos espaços vazios, ainda ainda ondas de choque curvas, formando o que os astrônomos chamam de Objetos de Herbig-Haro (HH) - este mostrado na foto é chamado HH-24.