Plantão

EUA lançam segunda nave espacial não-tripulada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/03/2011

EUA lançam segunda nave espacial não-tripulada
Como sempre ocorre com os veículos de utilização militar, não foram divulgadas informações sobre a missão ou sobre quanto tempo a nave ficará em órbita.
[Imagem: Boeing]

X-38B II

A Força Aérea dos Estados Unidos lançou neste fim de semana o segundo veículo de teste orbital X-37B, a primeira nave reutilizável não-tripulada daquele país.

O X-37B número 1 foi lançado em Abril de 2010 e permaneceu quase oito meses em órbita, pousando de forma autônoma em uma pista comum da base aérea de Vandenberg, na Califórnia.

O X-37B número 2 foi igualmente lançado a bordo de um foguete Atlas V, a partir do Cabo Canaveral, no último sábado.

Reação russa

O primeiro veículo continua sendo analisado pelos técnicos para verificar seu comportamento no espaço, mas a Boeing, fabricante da nave, anunciou que o voo foi um sucesso, o que autorizou o lançamento do segundo exemplar.

Logo depois do lançamento do primeiro X-37B, autoridades da Rússia anunciaram que já estão trabalhando em uma versão similar, aproveitando os planos do ônibus espacial Buran, que fez apenas dois voos de testes e foi abandonado, no início dos anos 1990.