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Nave europeia queimará hoje durante reentrada na atmosfera

Com informações da ESA - 21/06/2011

Cargueiro espacial europeu se queimará hoje sobre o Pacífico
O ATV-2, batizado de Johannes Kepler, foi a segunda nave de carga europeia a se acoplar à Estação Espacial.
[Imagem: ESA]

O ATV Johannes Kepler foi um componente importante da Estação Espacial Internacional, desde Fevereiro. Hoje, 21 de Junho, ele completará a sua missão.

O cargueiro espacial não-tripulado separou-se da Estação nesta segunda-feira e hoje irá se desintegrar na atmosfera, de forma controlada, numa área do Pacífico desabitada e sem rotas marítimas.

Cargueiro espacial

Este é o segundo Veículo de Transferência Automatizado da ESA (Agência Espacial Europeia) que chegará ao fim do mesmo modo espetacular, repleto de lixo da Estação Espacial - por isso ele é também chamado de ATV-2.

Os compartimentos do ATV foram preenchidos com 1.200 quilos de lixo e hardware que não é mais necessário.

Tal como acontece com as toneladas de detritos espaciais que atingem o nosso planeta todos os dias, o cargueiro espacial de dez toneladas irá incendiar-se na reentrada.

Resistirão, eventualmente, algumas peças mais duras que irão cair na região desabitada do Pacífico Sul. O tráfego aéreo e marítimo foi avisado, de forma a ser criada uma zona de exclusão, prevenindo qualquer acidente.

Cargueiro espacial europeu se queimará hoje sobre o Pacífico
Além de levar carga e trazer lixo de volta, o ATV é um importante elemento para controlar a órbita da Estação Espacial.
[Imagem: ESA]

Carga e descarga

O ATV-2, batizado em honra a Johannes Kepler, partiu com sete toneladas de mantimentos, essenciais ao funcionamento da Estação, incluindo 1.170 quilos de carga seca, 100 kg de oxigênio, 851 kg de combustível para reabastecer os tanques da Estação e 4535 kg de combustível para o próprio ATV, que reposicionou a Estação na sua órbita.

No dia 2 de Abril, o ATV-2 manobrou o complexo inteiro de forma a evitar a colisão com lixo espacial.

Durante a missão do Johannes Kepler, dois ônibus espaciais e a nave de carga japonesa HTV, visitaram a Estação, bem como duas naves Progress e uma Soyuz. Estas visitas exigiram vários ajustamentos da posição da Estação, grande parte com intervenção dos motores do ATV.

Depois de totalmente descarregado, o ATV transformou-se em um depósito de lixo da Estação.

A última missão de importância do ATV consistiu em dar uma ajeitada na órbita da Estação. A manobra envolveu três momentos de atuação: um a 12 de Junho, outro a 15 de Junho e o último na tarde de 17 de Junho.

O efeito combinado destes três procedimentos resultou na elevação da órbita da Estação até cerca de 380 km de altitude.

Reentrada controlada

A tripulação fechou as escotilhas entre a Estação e o ATV-2 no domingo à tarde, às 15:30 GMT (12:30 no horário de Brasília [BSB]). A separação deu-se ontem, às 14:52 GMT (11:52 BSB), com os motores do ATV aumentando suavemente a distância entre as duas estruturas.

Hoje, 21 de Junho, o Johannes Kepler irá disparar os seus motores mais duas vezes para descer em direção à Terra.

O primeiro disparo, marcado para as 17:07 GMT (14:07 BSB) irá obrigá-lo a descer em direção à Terra. O segundo, às 20:05 GMT (17:05 BSB), irá direcioná-lo, com precisão, em direção ao alvo, no Pacífico.

Cargueiro espacial europeu se queimará hoje sobre o Pacífico
O ATV-1 em chamas sobre o Pacífico, em 2008. O mesmo acontecerá esta noite com o ATV-2 que, pouco antes, ejetará sua caixa-preta espacial.
[Imagem: ESA]

Ao atingir a atmosfera, o ATV irá começar a arder, desintegrando-se e queimando-se quase totalmente. O material que eventualmente sobrar irá atingir o oceano, às 20:50 GMT (17:50 BSB).

Caixa-preta espacial

Mas nem tudo será destruição durante a destruição controlada do cargueiro espacial.

Alguns aspectos de uma entrada destrutiva controlada ainda não são bem conhecidos. Para tentar desvendá-los, os últimos momentos do ATV serão gravados em um protótipo de caixa-preta espacial.

Este dispositivo - Reentry Breakup Recorder - irá guardar medições da localização, temperatura, pressão e direção do veículo, antes de ser ejetado.

Ao atingir uma altitude de 18 km, a caixa-preta espacial transmitirá suas informações através do sistema de comunicação Iridium.

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