Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Nave europeia vai reabastecer e empurrar Estação Espacial Internacional

Com informações da ESA - 23/03/2012

Nave europeia de reabastecimento a caminho da Estação Espacial Internacional
o ATV Edoardo Amaldi fará uma série de manobras para se encontrar com a Estação Espacial Internacional no próximo dia 28 de Março, às 19h34, no horário de Brasília, quando irá se atracar automaticamente com o módulo russo Zvezda.
[Imagem: ESA]

Reabastecer e empurrar

O ATV Edoardo Amaldi (Veículo de Transferência Automatizado, na sigla em inglês) foi lançado da base aeroespacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa, rumo à Estação Espacial Internacional.

O Veículo de Transferência Automatizado, considerada a nave espacial mais complexa já produzida na Europa, está a caminho da estação orbital para fazer o reabastecimento de bens essenciais.

A nave também ajudará a acelerar a Estação Espacial, elevando sua órbita, enquanto estiver conectado à mesma, durante os próximos 5 meses.

O ATV Edoardo Amaldi é a terceira nave, de uma série de cinco, desenvolvidas para cumprir os compromissos europeus assumidos pelos custos de exploração da Estação Internacional.

O projeto é fabricar e lançar uma nave por ano.

Nave autônoma

O ATV possui sistemas de navegação de alta precisão, software de voo altamente redundante e um sistema totalmente autônomo de automonitoramento e de prevenção de colisão, além de sistemas independentes de alimentação, controle e propulsores.

O foguete Ariane 5 começou seu voo sobre o Atlântico, em direção à Europa, levando a nave de 20 toneladas.

Uma combustão inicial de oito minutos no estágio superior levou o ATV-3 para uma órbita baixa, com uma inclinação de 51,6 graus em relação ao equador.

Depois de uma navegação de 42 minutos, o estágio superior teve nova ignição, a fim de levar a nave a uma órbita circular, a uma altitude de 260 km. Após 64 minutos de voo, a nave de fornecimento separou-se do último estágio do foguete.

Vinte e cinco minutos depois, o ATV-3 começou a abrir seus quatro painéis solares, uma operação que durou poucos minutos.

Homenagens

Agora, o ATV Edoardo Amaldi fará uma série de manobras para se encontrar com a Estação Espacial Internacional no próximo dia 28 de Março, às 19h34, no horário de Brasília, quando irá se atracar automaticamente com o módulo russo Zvezda.

O ATV-4, que será lançado em 2013, terá o nome de Albert Einstein.

O pai da teoria do Big Bang, Georges Lemaitre, terá seu nome estampado no ATV-5, ainda sem data agendada para lançamento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Robôs Espaciais

Mais tópicos