Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Telescópio de infravermelho revela segredos escondidos do Gato Celeste

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/04/2010

Nebulosa Pata de Gato: maternidade de estrelas vista em infravermelho
À esquerda, a imagem da Nebulosa Pata de Gato vista em infravermelho, na foto agora feita pelo telescópio VISTA. À direita, a imagem feita em luz visível. No infravermelho, a poeira que obscure muitas estrelas torna-se quase transparente, revelando uma multidão de novas estrelas até agora invisíveis.
[Imagem: ESO/J. Emerson/VISTA]

Nebulosa Pata de Gato

Na direção do centro da Via Láctea, a 5.500 anos-luz da Terra, na constelação do Escorpião, a Nebulosa Pata de Gato estende-se ao longo de 50 anos-luz.

Também conhecida por NGC 6334, a Nebulosa Pata de Gato é uma enorme maternidade de estrelas, o local de nascimento de centenas de estrelas muitos grandes.

Isso a torna um local onde as coisas acontecem muito rapidamente, podendo fornecer dados novos aos astrônomos. É por isso que eles estão sempre fotografando essa nebulosa.

Foto em infravermelho

Agora, o Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou uma nova campanha de observações, uma das primeiras de um novo telescópio super sensível, que captou imagens que revelam a Nebulosa Pata de Gato na faixa da radiação infravermelha.

Em luz visível, o gás e poeira são iluminados por estrelas quentes jovens, criando estranhas formas avermelhadas, parecidas com as pegadas de um gato, que dão ao objeto o seu nome. Uma imagem recente, feita pelo instrumento WFI (Wide Field Imager), em operação no Observatório de La Silla, capturou esta luz visível em grande detalhe - veja Nebulosa mostra rastros de um gato celeste imaginário.

Mas a radiação infravermelha penetra o gás brilhante e as nuvens de poeira que obscurecem a imagem tradicional, permitindo a observação das estrelas jovens até então escondidas.

Com a observação no infravermelho, torna-se possível observar objetos invisíveis nos comprimentos de onda do visível. A radiação visível tende a ser dispersada e absorvida pela poeira interestelar, mas esta poeira é praticamente transparente à radiação infravermelha.

As observações feitas no infravermelho são significativamente diferentes das observações feitas no visível. Devido à menor obstrução da visão por parte da poeira, os astrônomos podem aprender muito mais sobre como estas estrelas se formam e se desenvolvem nos primeiros milhões de anos da sua vida.

O grande campo de visão do VISTA permite a observação de toda a região de formação estelar de uma só vez com o maior nível de detalhamento obtido até hoje.

Telescópio infravermelho

As imagens foram obtidas com o telescópio de rastreamento VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy) situado no Observatório do Paranal, no Chile, que possui um espelho quase perfeito, com 4,1 metros de diâmetro.

O telescópio VISTA, a mais recente adição ao Observatório do Paranal, no deserto chileno do Atacama, é o maior telescópio de rastreamento do mundo.

Ele trabalha nos comprimentos de onda do infravermelho, o que o torna capaz de observar através da poeira, talvez um dos aspectos mais belos da nebulosa, mas também um dos mais incômodos para os astrônomos.

O VISTA recebeu o seu espelho principal de 4,1 metros de diâmetro em 2008. Ele está também equipado com a maior câmara infravermelha já construída para um telescópio. Instalado em um pico adjacente, o VISTA partilha das soberbas condições de observação do Very Large Telescope (VLT).

Super estrelas jovens

Com este poderoso instrumento ao seu dispor, os astrônomos mal podiam esperar para observar o nascimento de estrelas jovens gigantes na Nebulosa Pata de Gato, algumas com dez vezes mais massa do que o Sol.

A imagem mostra inúmeras estrelas sobrepostas a filamentos de poeira escura que agora foram observados pela primeira vez na sua totalidade.

A poeira é suficientemente espessa em alguns lugares para bloquear até a radiação no infravermelho próximo, à qual a câmara do VISTA é sensível. Em muitas das áreas com mais poeira, como as mais próximas do centro da imagem, aparecem zonas alaranjadas - evidência de outras estrelas jovens ativas escondidas e suas respectivas emissões de radiação.

No entanto, mais para as bordas da imagem, são reveladas estrelas ligeiramente mais velhas, revelando os processos que as levam desde a sua primeira fusão nuclear pelo caminho incerto dos primeiros milhões de anos das suas vidas.

Telescópio de rastreamento

O telescópio VISTA está apenas começando vários grandes rastreios do céu do hemisfério Sul, um trabalho que durará vários anos.

O enorme espelho do telescópio, as imagens de alta qualidade, a câmara muito sensível e o enorme campo de visão tornam-no o telescópio de rastreamento no infravermelho mais poderoso do mundo. Seu objetivo final é fazer um mapeamento tridimensional de todo o céu meridional.

Estas imagens extraordinárias, que não poderiam ser obtidos de outro modo vão, deverão manter os astrônomos ocupados por décadas para analisar todos os dados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Radiação Eletromagnética

Mais tópicos