Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Astrônomos encontram ninho de estrelas do Cisne

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/05/2012

Herschel mostra ninho de estrelas do Cisne
As áreas brancas e brilhantes realçam as zonas em que se formaram estrelas recentemente.
[Imagem: ESA]

Ninho de estrelas

Redes caóticas de pó e gás mostram aquilo que será a próxima geração de estrelas gigantes nesta impressionante nova imagem do berço de estrelas Cisne-X (Cygnus-X), captada pelo observatório espacial Herschel.

Cisne-X é uma região extremamente ativa de nascimento de estrelas maciças, a 4.500 anos-luz da Terra, na constelação do Cisne.

Usando os olhos de infravermelho distante do Herschel, os astrônomos conseguem localizar regiões onde o pó é aquecido aos poucos pelas estrelas, guiando esse pó até densos amontoados de gás onde se formam novas gerações de estrelas.

As áreas brancas e brilhantes realçam as zonas em que se formaram estrelas recentemente a partir de nuvens turbulentas, particularmente evidentes na caótica rede de filamentos observável à direita da imagem.

Aqui, nós densos de gás e pó marcam interseções em que os filamentos se encontram e colapsam para formar novas estrelas, e onde estruturas em forma de bolha são esculpidas pela sua imensa radiação.

Pilares estelares

No centro da imagem, uma radiação particularmente forte, juntamente com potentes ventos estelares de estrelas não detectáveis nos comprimentos de onda do Herschel, aqueceram o material interestelar, que brilha em azul nesta representação.

A parte esquerda do cenário é dominada por um pilar de gás cuja forma lembra a do pescoço de um cisne.

Embaixo e à direita, uma concha de gás e pó terá sido provavelmente ejetada de uma estrela supergigante no seu centro, a qual não é vista diretamente nesta imagem.

Cordas de objetos compactos e vermelhos espalhados na imagem mapeiam as sementes frias de uma futura geração de estrelas.

A imagem realça as capacidades únicas do Herschel de detectar o nascimento de grandes estrelas e a sua influência no material interestelar vizinho, com um nível de detalhe no comprimento do infravermelho distante que não estava disponível até agora.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Metais e Ligas

Mais tópicos