Materiais Avançados

Nobreza do gás hélio pode estar chegando ao fim

Wojciech Grochala - 28/11/2008

Nobreza do gás hélio pode estar chegando ao fim

[Imagem: Wojciech Grochala]

Apesar dos melhores esforços dos cientistas ao longo dos últimos 140 anos, o hélio, o mais leve dos gases nobres, insistia em manter sua nobreza arredia e isolada e recusava-se a formar qualquer aliança química para formar outros compostos.

Agora, um químico da Universidade Warsaw, na Polônia, afirma ter encontrado uma forma de convencer o gás de sangue azul a formar uma aliança com o oxigênio, para a formação de dois novos compostos.

Reação química com o hélio

Os dois compostos mais famosos previstos anteriormente pela teoria - o HeBeO1 e o HHeF2 - até hoje nunca foram comprovados experimentalmente, o mesmo acontecendo com outras previsões menos conhecidas.

O Dr. Wojciech Grochala afirma que os dois novos compostos que ele acaba de prever teoricamente - o CsFHeO e o NMe4FHeO - deverão ter melhor sorte. Esses compostos são derivados do ânion metaestável [F- HeO], descoberto em 2005 por um grupo de pesquisadores de Taiwan.

Moléculas estranhas

"As moléculas não são tão estranhas quanto possa parecer à primeira vista. A idéia é preservar a característica metaestável da frágil entidade [F- HeO] conectando-a fracamente a um cátion (como o Cs+ ou o NMe4) para atingir uma neutralidade elétrica," explica Grochala.

Mesmo assim, a estabilidade cinética dessas moléculas é extremamente limitada, e a busca por sua sintetização certamente se dará em experimentos muito próximos ao zero absoluto.

Para quem quiser tentar, o Dr. Grochala dá algumas dicas: "A síntese das duas moléculas poderá começar com hipofluoretos raros, CsOF and NMe4OF, incorporados em uma gota de hélio ultrafrio. A excitação por laser da ligação química O-F deverá permitir a inserção de um átomo de hélio nessa ligação para a observação espectroscópica dessas moléculas de vida curta. É claro, tais experimentos são altamente desafiadores, mas é isto que torna a moderna química tão mais divertida."