Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo material não apenas repele líquidos, mas seca ao apertar de um botão

Terry Devitt - 06/02/2008

Nanoestrutura não apenas repele líquidos, mas seca ao apertar de um botão
Em cimaNULL de líquido sobre a superfície de nanopregos. EmbaixoNULL da floresta de nanopregos.
[Imagem: Ajuha et al.]

Esculpindo uma superfície composta de nanoestruturas densamente agrupadas, que lembram minúsculos pregos, engenheiros da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e seus colegas dos Laboratórios Bell, criaram um material que consegue repelir virtualmente qualquer tipo de líquido.

Superfície auto-secante

Adicione um pulso de eletricidade e o líquido, acumulado em gotas sobre a superfície repelente, escorrega por entre as cabeças dos nanopregos e é expelido entre suas hastes, secando completamente a superfície.

O novo material poderá vir a ser utilizado em aplicações biomédicas, como na technologia dos "lab-on-a-chip", na fabricação de superfícies autolimpantes, e poderá ajudar a aumentar a vida útil de baterias, desligando-as quando elas não estiverem em uso.

Floresta de nanopregos

Os engenheiros mecânicos Tom Krupenkin e J. Ashley Taylor e sua equipe esculpiram uma pastilha de silício para criar uma floresta de hastes condutoras de silício e cabeças não-condutoras de óxido de silício. Mas, de forma intrigante, a capacidade da superfície da nanoestrutura para repelir água, óleo e solventes, se encontra na geometria dos nanopregos.

"Acontece que o que é importante não é a química da superfície, mas a topografia da superfície," explica Krupenkin, acentuando que é a protuberância da cabeça dos pregos que dá a essa nova superfície a sua personalidade dupla.

Uma superfície de postes, destaca ele, cria uma plataforma tão irregular em nanoescala que "o líquido apenas toca a superfície na extremidade final dos postes. É quase como se sentar sobre uma camada de ar."

Bibliografia:

Artigo: Nanonails: A Simple Geometrical Approach to Electrically Tunable Superlyophobic Surfaces
Autores: A. Ahuja, J. A. Taylor, V. Lifton, A. A. Sidorenko, T. R. Salamon, E. J. Lobaton, P. Kolodner, T. N. Krupenkin
Revista: Langmuir
Data: January, 2008
Vol.: 24 (1), 9 -14
DOI: 10.1021/la702327z
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Compósitos
  • Polímeros
  • Tecidos
  • Magnetismo

Mais tópicos