Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Novo padrão de plugues e tomadas chega ao comércio em 2010

Nielmar de Oliveira - Agência Brasil - 21/10/2009

Novo padrão de plugues e tomadas chega ao comércio em 2010
Os novos plugues terão somente pinos redondos, na versão de dois e três pinos. Os plugues com pinos chatos não poderão mais ser vendidos.
[Imagem: Inmetro]

Novas tomadas e novos plugues

Novas tomadas elétricas passam a ser obrigatórias a partir de 2010 e o Brasil concluirá em 2011 todas as etapas do processo de criação do padrão brasileiro de plugues e tomadas, que passarão a estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A padronização tornou-se obrigatória por meio de uma portaria do instituto publicada em 2000. Naquele ano foram estabelecidos diferentes prazos para que os vários segmentos da indústria adotem as novas regras a partir de janeiro de 2010, com todo o processo de conversão concluído, inclusive por parte do comércio, a partir de julho de 2011, quando os aparelhos elétricos e eletrônicos à venda terão que estar adaptados.

Calendário para adoção das novas tomadas

Pelo calendário divulgado pelo Inmetro, em 1º de janeiro do próximo ano vence o prazo para que os fabricantes de aparelhos eletroeletrônicos parem de produzir e para que os importadores deixem de comprar equipamentos com plugues antigos. Em 1º de outubro de 2010, vence o prazo para que os fabricantes e os importadores não comercializem mais para o varejo produtos com plugues antigos. A partir dessa data, os produtos devem sair de fábrica e ser importados com os pluguesnovos, já no novo padrão.

Em 1º de janeiro de 2011, vence o prazo para que o comércio varejista deixe de vender, de maneira avulsa, plugues e tomadas do modelo antigo. A etapa final está prevista para 1º de julho de 2011, quando vence o prazo para que o comércio varejista pare de vender aparelhos eletroeletrônicos com o plugue antigo.

Somente pinos redondos

Segundo o chefe da Divisão de Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster, hoje o Brasil tem mais de 12 tipos diferentes de plugues e oito de tomadas. "Essa diversidade toda causa uma série de situações de riscos. A incompatibilidade levava a que o consumidor adotasse uma série de opções sem qualquer segurança, como lixar o pino do plugue. Além, naturalmente, da perda da energia elétrica, transformada pela irregularidade em calor com risco ao usuário."

Para ele, o mérito da padronização que está sendo adotada pelo Inmetro é exatamente o aumento da segurança. "A tomada e o plugue, como hoje são feitos, permitem o que chamamos de inserção parcial. A finalidade da padronização que vem sendo discutida desde o final da década de 90 tem esse objetivo da segurança."

Com a adoção do padrão, o mercado brasileiro passa a ter apenas dois modelos de plugues e tomadas: de dois e de três pinos redondos. O Inmetro informou ainda que o pino chato desaparece.

Tomadas compatíveis

O consumidor brasileiro não terá que se preocupar, em um primeiro momento, com a decisão do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) de padronizar plugues e tomadas, em todo o país. A afirmação é do chefe da Divisão de Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro,

Segundo Gustavo, o consumidor não terá que se preocupar em um primeiro momento. "Apesar dos 12 tipos de plugues diferentes e dos oito tipos de tomadas com que convivem os brasileiros atualmente, o consumidor, de maneira geral, não terá que tomar nenhuma grande atitude em um primeiro momento para trocar plugue ou tomada de sua casa, uma vez que 80% dos plugues antigos utilizados no país se conectam à nova tomada", avaliou.

Segundo Kuster, as mudanças para o consumidor final terão início a partir de 1º de janeiro de 2010, quando ele for comprar equipamentos como refrigerador, máquinas de lavar roupa, ar-condicionado e micro-ondas. "Para [usar] esses equipamentos, ele terá que trocar a tomada de sua casa", explicou.

Padronização de plugues e tomadas

O processo de padronização de plugues e tomadas no Brasil está em discussão no âmbito do Inmetro há cerca de duas décadas, mas só será concluído em 1º julho de 2011. "A partir dessa data, o comércio não poderá vender mais nenhum produto fora do novo padrão, seja ele nacional ou importado", disse Kuster.

Ele acredita, entretanto, que a partir de 1º de janeiro de 2010 começarão a chegar ao mercado aparelhos eletrodomésticos com o novo padrão. "O que estamos fazendo é dando prazo para que os setores envolvidos deem maior segurança ao que produzem ou vendem para o consumidor. São medidas que evitarão que ele sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que geralmente descarregam corrente elétrica excedente", disse, lembrando que "muitos eletrodomésticos e eletroeletrônicos já estão com seus plugues e tomadas adaptados, como é o caso das TVs e geladeiras".

Novos plugues e tomadas - veja o que muda

Veja o que muda com a padronização de plugues e tomadas, segundo o Inmetro:

  • Acabam os plugues de pino chato; os aparelhos passam a ter plugues somente com pinos redondos.
  • Dependendo das características do aparelho, ele poderá ter plugue de dois ou três pinos.
  • O terceiro pino funciona como fio terra dos produtos que precisam de aterramento para evitar choques, desde que a instalação elétrica residencial disponha desse recurso.
  • Os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica de que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos. Terão um diâmetro para aparelho que operam com até 10 amperes e outro para os que operam entre 10 e 20 amperes. Isso impede que um aparelho de maior amperagem possa ser conectado a instalação de até 10 amperes, sobrecarregando-a.
  • Em alguns casos, o consumidor terá que trocar as tomadas antigas por novas que estejam dentro do padrão para poder conectar aparelhos com plugues padronizados.
  • Em alguns casos será necessário o uso temporário de adaptadores certificados pelo Inmetro, para conectar aparelhos com plugues fora do padrão a instalações elétricas que estejam dentro do padrão, bem como de aparelhos com plugues padronizados a instalações elétricas com tomadas não padronizadas.
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Saúde e Reabilitação
  • Geração de Energia

Mais tópicos