Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Scanner óptico 3-D permite construção de lentes de qualquer formato

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/05/2008

Novo scanner óptico 3-D mede peças com formato livre sem contato
Um algoritmo especial analisa a distorção que o formato causa nas barras paralelas, permitindo a descoberta rápida de problemas no processo produtivo.
[Imagem: Fraunhofer IOF]

As lentes utilizadas nas mais modernas câmeras digitais de filmagem e de fotografia, e até nos faróis dos automóveis, não são mais simples lentes esféricas. Sua estrutura é conhecida como "formato livre", significando que elas podem ter virtualmente qualquer forma, dependendo da aplicação ou das correções ópticas exigidas pelos sensores que captam a imagem.

Lentes de formato livre

A tecnologia das lentes de formato livre permitiu grandes avanços nos equipamentos, mas colocou um desafio adicional para a indústria que deve produzir essas lentes: além de serem difíceis de se fabricar, é mais difícil ainda medí-las com precisão, para verificar se o produto final ficou de acordo com o projeto.

Hoje são utilizadas ferramentas especiais de medição que utilizam mesas coordenadas de alta precisão. Essas ferramentas precisam tocar a superfície das lentes e espelhos, com o risco de riscá-los, além de serem muito lentas, levando várias horas para aferir uma única lente, com um grande impacto no custo do processo produtivo.

Medição de formatos livres

Agora, engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, desenvolveram um sistema de medição de formatos livres mais simples e muito mais rápido, e com a vantagem adicional de efetuar as medições sem tocar nas lentes.

O novo scanner óptico 3-D, batizado de LensShape, projeta uma série de barras paralelas sobre a lente ou espelho que deve ser medido. A seguir, uma câmera digital é utilizada para capturar a imagem das barras a partir de várias posições diferentes.

Um programa de computador analisa as diversas curvaturas que o formato da lente impôs sobre as barras paralelas, identificando qualquer desvio com uma precisão de um micrômetro. O programa monta uma imagem 3-D do objeto, com todas as medições.

Múltiplas aplicações

Além de permitir a confirmação das medidas constante no projeto original, o arquivo gerado pode ser imediatamente utilizado para eventuais correções no processo de polimento.

A nova ferramenta de medição já atraiu a atenção do tradicional fabricante de lentes Carl Zeiss, mas também está na mira de um fabricante de lentes para faróis de automóveis e de uma empresa que produz estruturas ópticas de acondicionamento de LEDs.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Impressão 3D
  • Sensores
  • Software e Programação

Mais tópicos