Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Europa revela novos conceitos de motores híbridos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/07/2012

Europa revela novos conceitos de motores híbridos
Recentemente, a Mercedes apresentou uma nanotecnologia para motores diesel que elimina a necessidade de camisas.
[Imagem: Daimler]

Paradoxos da tecnologia

As tecnologias de motores híbridos já são amplamente consideradas maduras, e já não se discute mais os inúmeros efeitos positivos desse tipo de motorização combinada.

O Toyota Prius, um dos pioneiros no segmento, foi o carro mais vendido, em termos mundiais, no primeiro trimestre de 2012.

Motores híbridos são essencialmente motores a combustão e motores elétricos combinados em uma peça única.

Eles diminuem o consumo de combustível, aumentam o desempenho, reduzem as emissões de poluentes e, segundo a maioria das avaliações, tornam o ato de dirigir muito mais agradável e menos cansativo.

A Europa tem liderado os esforços em busca de motores mais eficientes e menos poluentes. Contudo, lá parece que duas questões têm impedido a adoção mais ampla dos motores híbridos.

A primeira delas é a sensibilidade dos consumidores aos preços dos motores híbridos, cerca de 40% mais caros do que os motores comuns.

A segunda é, paradoxalmente, fruto do próprio esforço tecnológico dos anos recentes, que colocou à disposição dos consumidores um grande número de motores a combustão muito eficientes.

Europa revela novos conceitos de motores híbridos
Uma abordagem alternativa, em vez de unir dois motores, divide o motor a combustão tradicional em dois blocos separados.
[Imagem: Tourengine]

Bloco elétrico

Para tentar incentivar uma migração para os motores híbridos, considerados um estágio à frente mesmo dos muito econômicos e eficientes motores europeus, a Comissão Europeia está investindo forte em projetos para melhorar ainda mais o desempenho da tecnologia híbrida.

O objetivo é, de alguma forma, reduzir os custos dos motores híbridos e, consequentemente, aumentar as suas taxas de adoção.

Os esforços estão concentrados no projeto Hi-CEPS - Highly Integrated Combustion Electric Powertrain System, sistema de motorização combustão-elétrico altamente integrado, em tradução livre, que se aproxima de seus resultados finais.

"Temos trabalhado em três diferentes arquiteturas de motorização, e estamos validando-as tecnicamente com o desenvolvimento de protótipos de motorização híbrida: um sistema a gasolina para carros pequenos, uma abordagem baseada em gás natural para veículos de porte médio, e uma abordagem baseada no diesel para veículos comerciais leves," explica o Dr. Vittorio Ravello, coordenador do projeto.

"O objetivo principal é produzir provas concretas de que os 'blocos elétricos' desses sistemas podem ser aplicados em diferentes configurações, em diferentes tipos de veículos, com diferentes combustíveis, para obter maior eficiência e redução de emissões," continua o engenheiro.

O conceito modular também deverá ajudar a reduzir os custos extras do desenvolvimento de sistemas hibridizados.

Europa revela novos conceitos de motores híbridos
Um motor bicombustível diesel-gasolina apresentou aumento de eficiência de 20%, mas sem misturar os dois combustíveis - são usados dois tanques.
[Imagem: Panoha]

Motores na frente e atrás

Os resultados sugerem que os benefícios das diversas abordagens analisadas podem ser consideráveis.

Por exemplo, a hibridização de um carro pequeno, com um motor a combustão dianteiro, acoplado a um motor elétrico no eixo traseiro, resulta em uma redução do consumo de combustível de cerca de 30%.

Um carro assim também pode funcionar durante alguns quilômetros no modo elétrico puro, dependendo da energia disponível no conjunto de baterias instalado.

A equipe também espera melhorias consideráveis na economia de combustível de veículos híbridos comerciais a diesel.

Os resultados de laboratório sugerem que as emissões de CO2 poderiam ser reduzidas em cerca de 35%.

Híbrido diesel

A hibridização dos motores diesel foi realizada com cinco medidas básicas.

A primeira foi a possibilidade de redução da cilindrada, usando motores menores para fazer o mesmo trabalho.

A segunda foi a adoção de uma transmissão mecânica modificada, usando uma embreagem dupla de acionamento elétrico.

A terceira foi a introdução de um motor elétrico integrado, a fim de apoiar a fase de aceleração.

E, finalmente, a recuperação da energia cinética durante a frenagem, que é armazenada em um conjunto próprio de baterias.

Europa revela novos conceitos de motores híbridos
Com um desenho mais radical, esse novo motor de ciclo híbrido economiza até 50% de combustível.
[Imagem: Liquid Piston]

Transmissão electromagnética

Outra configuração que está em teste em um veículo protótipo inclui uma transmissão electromagnética altamente inovadora, que substitui a embreagem e as engrenagens tradicionais da caixa de câmbio por dois motores elétricos encapsulados, um dentro do outro.

O veículo então trabalha com um sistema elétrico de transmissão contínua, ou seja, o motor é mais eficiente em todas as velocidades.

De acordo com os testes, o sistema contribui efetivamente para o desempenho dinâmico do veículo - com um aumento de torque e potência - e conforto, porque não há mais a necessidade de mudar de marcha).

A diminuição da emissão de CO2 fica na gama de 30-35%.

Outras tecnologias promissoras

"Nós também tivemos a oportunidade de realizar estudos iniciais de outras tecnologias promissoras para a recuperação de energia dos gases de escapamento do motor e o armazenamento da energia térmica gerada quando o motor está funcionando, para serem reutilizadas durante as fases de motor desligado para melhorar o conforto térmico a bordo," contou o pesquisador.

"Os sistemas híbridos que estudamos certamente podem melhorar tanto as emissões quanto o consumo de combustível de um veículo, e esperamos que nossos resultados deem um apoio efetivo para futuros desenvolvimentos de tecnologias híbridas, conforme elas se aproximam das fases de comercialização," concluiu Ravello.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Motores
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Veículos

Mais tópicos