Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Consulta pública: O que você tem a dizer sobre o futuro do trabalho?

Com informações da Agência Brasil - 21/09/2018


Futuro do trabalho

O Ministério do Trabalho lançou uma consulta pública para ouvir a sociedade sobre as futuras relações de emprego.

Durante as próximas semanas, os cidadãos poderão enviar propostas sobre três grandes temas:

  • Novas tecnologias nas atividades econômicas.
  • Impacto da inovação no mercado de trabalho.
  • Inclusão de trabalhadores por meio de políticas públicas no processo de transformação.

A consulta pública não possui um padrão específico, mas os interessados deverão responder especificamente sobre os três temas.

O processo está sendo coordenado pelo Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho, criado para "discutir e propor formas de proteção ao emprego diante do avanço da automação". O grupo é formado por representantes dos poderes Executivo e Judiciário, de instituições acadêmicas, sindicatos e entidades de classe. O prazo para apresentação do relatório final dos debates é 23 de novembro.

Até o final dos trabalhos, o comitê pretende promover encontros regionais e audiências públicas em cidades como São Paulo, Florianópolis e Recife. A indústria 4.0,a inteligência artificial e a economia compartilhada estão entre os temas que serão discutidos pelos integrantes do comitê.

Visões sobre o futuro do trabalho

Na primeira reunião do comitê, os integrantes do grupo assistiram a estudos e trabalhos técnicos apresentados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Conferência Nacional da Indústria e Observatório Nacional do Mercado de Trabalho.

Dentre os textos compartilhados estão artigo do Ipea sobre a economia digital e o futuro do trabalho, estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) sobre inovação tecnológica e emprego e iniciativas sobre o tema da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT).

O próximo encontro está previsto para o dia 2 de outubro, quando os membros do fórum deverão analisar as apresentações feitas na primeira reunião.

Para enviar contribuições sobre os assuntos relativos ao grupo, basta enviar um e-mail para futurodotrabalho@mte.gov.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Investimentos
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos