Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Objetiva com lentes deformáveis dá versatilidade a aviões robôs

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2010

Objetiva com lentes deformáveis dá versatilidade a aviões robôs
Um novo sistema óptico utiliza espelhos deformáveis para gerar imagens livres de aberrações cromáticas em vários comprimentos de onda.
[Imagem: Fraunhofer IPMS]

Robôs voadores

Os pequenos aviões não-tripulados, verdadeiros robôs voadores, começam a descobrir que têm vocações mais pacíficas do que os seus patrocinadores militares os fizeram crer.

A vigilância ambiental, o monitoramento de grandes áreas agrícolas, a geração de imagens de áreas assoladas por catástrofes naturais e as pesquisas climáticas são apenas alguns exemplos dos serviços que esses robôs voadores já começam a prestar aos seus criadores.

Aberração cromática

Embora eles possam levar sensores de todos os tipos, a maioria das missões exige a geração de imagens das áreas monitoradas, observadas ou pesquisadas.

O desafio é que cada tipo de observação exige um tipo de imagem diferente.

Esteja o avião robô filmando o verde de uma floresta, a superfície espelhada de uma represa ou medindo o calor irradiado por uma cidade, suas câmeras devem funcionar livres de qualquer aberração cromática em uma ampla gama espectral - do ultravioleta, passando pela região visível do espectro, até o infravermelho próximo e médio.

A aberração cromática é uma espécie de defeito óptico, no qual a dispersão da luz provocada pelas diversas lentes de uma objetiva, cada uma com seu próprio índice de refração, cria interferências nas imagens.

A exigência de uma maior qualidade na captação de imagens tem limitado a ação desses aviões porque os sistemas de lentes convencionais, formados por várias lentes individuais, não são muito versáteis: quando é necessário captar mais de uma faixa do espectro, a qualidade das imagens cai muito.

Espelhos deformáveis

Até agora a solução tem sido usar conjuntos de lentes diferentes, o que impede, por exemplo, a observação das variadas regiões de uma área metropolitana ou das áreas de vegetação e rios de uma floresta em uma mesma missão. Cada observação exige a aterrissagem do avião e a troca da câmera.

A solução, felizmente, já está a caminho, em desenvolvimento por engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha. O novo sistema utiliza espelhos deformáveis para fazer tudo o que se espera dessas câmeras multi-uso: captar imagens livres de aberração cromática em vários intervalos espectrais, utilizando uma única objetiva.

A objetiva é composta por quatro espelhos, cuidadosamente posicionados para evitar obscurecimento, produzindo uma imagem de maior contraste. Dois espelhos deformáveis cuidam da faixa tripla de captação do zoom - três comprimentos de onda diferentes - sem perda de qualidade de imagem. Esta configuração elimina a necessidade de complicados guias mecânicas dentro da objetiva.

Simulações ópticas

As simulações ópticas mostraram que os espelhos deformáveis deverão ter pelo menos 12 milímetros de diâmetro, a fim de produzir uma objetiva com uma abertura suficiente.

Os pesquisadores já demonstraram o desempenho óptico da nova objetiva: eles construíram três configurações idênticas, com três distâncias focais diferentes, nas quais os espelhos deformáveis foram substituídos por espelhos rígidos convencionais.

O próximo passo é aprimorar a técnica de fabricação dos espelhos deformáveis. Espelhos desse tipo já foram fabricados, mas ainda não foi possível alcançar o tamanho e o grau de variabilidade necessários para compor o zoom multiespectral.

Monitoramento da linha de produção

A pesquisa segue rápido por ter atraído a atenção de vários setores da indústria, que pretendem empregar o sistema em usos nos quais os cientistas sequer haviam imaginado. A indústria automobilística, por exemplo, está interessada em usar a nova objetiva em seus sistemas de monitoramento automático da linha de produção.

Os aviões robôs, por seu lado, ganharão em flexibilidade e em autonomia, já que o sistema é mais leve e consome menos bateria do que os convencionais. Isto deverá fazer com que também os pequenos robôs voadores encontrem ainda mais usos na vida civil.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Aviões
  • Monitoramento Ambiental
  • Fotônica

Mais tópicos