Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Objeto misterioso em rota de colisão com a Terra

Com informações da BBC - 09/11/2015

Objeto misterioso em rota de colisão com a Terra
O WT1190F foi detectado pelo Catalina Sky Survey, um programa da Universidade do Arizona (EUA) cujo objetivo é descobrir asteroides e cometas que se aproximam da Terra.
[Imagem: ESA]

Colisão

Um objeto, catalogado como WT1190F, medindo entre um e dois metros, está em rota de colisão com a Terra.

Se a trajetória continuar como prevista, esse misterioso objeto entrará na atmosfera terrestre no dia 13 de novembro (sexta-feira) às 4h19 (horário de Brasília).

Mas não há motivos para preocupações: com dimensões tão pequenas, o mais provável é que o objeto se desintegre ao entrar em contato com a atmosfera - e, se ainda sobrar algum remanescente, cairá no Oceano Índico a cerca de 65 km da costa do Sri Lanka.

Na verdade, a chegada do WT1190F promete ser um belo fenômeno para observação, já que por alguns momentos o fragmento se tornará brilhante no céu. Será, sobretudo, uma grande oportunidade para coleta de informações e ampliação do conhecimento sobre a reação dos objetos ao entrar na atmosfera.

Isso permitirá melhorar os modelos orbitais e as ferramentas para prever o reingresso de objetos na Terra.

Origem provavelmente humana

O que vem intrigando a todos, porém, é a origem desse objeto.

Dadas suas características - seu tamanho e densidade, que indica ser oco -, é muito possível que se trate de um objeto artificial, "uma peça perdida da história espacial que volta para nos perseguir," disse Jonathan McDowell, pesquisador do centro de astrofísica Harvard-Smithsonian, nos Estados Unidos.

Poderia ser, por exemplo, uma parte de um foguete ou de um painel solar desprendido de missão recente à Lua.

Há ainda a possibilidade de que seja algo bem mais antigo, inclusive da era dos programas Apolo, da NASA.

Lixo espacial

O episódio está servindo para colocar à prova os planos que os astrônomos preparam para uma eventual aproximação de um objeto perigoso.

Atualmente há 20 objetos artificiais identificados nessa categoria, que se movem em órbita distante. Porém estima-se que o número seja muito maior, embora seja impossível precisar a quantidade.

De acordo com dados mais recente da NASA e da ESA (Agência Espacial Europeia), há cerca de 500 mil fragmentos de lixo espacial entre 1 e 10 cm orbitando nosso planeta.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes

Mais tópicos