Plantão

Amparo terá o maior observatório astronômico público do País

Com informações da Prefeitura de Amparo - 17/04/2013

Amparo terá o maior observatório astronômico público do País
O planetário contará com projeções em uma cúpula semiesférica do céu estrelado em qualquer época do ano de qualquer lugar da Terra, além de simulações de viagens espaciais.
[Imagem: Prefeitura Municipal de Amparo]

Uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Amparo, no interior de São Paulo, e a iniciativa privada vai levar para a cidade o maior observatório astronômico aberto à visitação pública do Brasil.

O complexo a ser instalado no município contará com um moderno planetário com sistema de projeção digital hemisférica, uma estação meteorológica e espaço para realização de eventos.

O principal objetivo é programar atividades de ensino e difusão da astronomia e ciências afins para estudantes, professores e interessados. Também serão realizadas atividades culturais e de difusão científica para turistas.

O complexo também ficará aberto para programas de pesquisas científicas.

Serão quatro modernos telescópios refletores computadorizados e com acesso remoto, com aberturas que variam de 350 a 700 milímetros, além de outros dois, sendo um exclusivamente dedicado para observação solar em H-alfa e luz visível.

O planetário contará com projeções em uma cúpula semiesférica do céu estrelado em qualquer época do ano de qualquer lugar da Terra e simulações de viagens espaciais.

Observatório de Amparo

O Pólo Astronômico de Amparo será construído a 995 metros de altitude, em uma área de 54 mil metros quadrados distante cerca de 15 quilômetros do centro da cidade.

As construções dos prédios do complexo estão orçadas em R$ 900 mil.

Os equipamentos têm um custo estimado em R$ 1,3 milhão.

Todo o investimento será bancado por uma empresa privada.

À Prefeitura caberá criar um sítio astronômico (controle da poluição luminosa) no entorno do complexo, além de manter a estrada rural de acesso e instalar placas indicativas para facilitar o acesso dos visitantes.